Ordem é bom e todo mundo – ou quase – gosta.
Ordem no trânsito, inclusive.
Mas essa empresa terceirizada da CTBel está, digamos assim, arrupiando.
Ontem à noite, ela arrupiou.
Fez uma razia. Uma verdadeira razia, na área da Doca e arredores.
Leitores indignados mandam reclamar pra cá.
Garantem que não infringiram qualquer lei de trânsito. Não estacionaram
Funcionária pública federal foi uma das atingidas.
Foi fazer pilates na Almirante Wandenkolk. Parou seu carro na Doca, entre Governador José Malcher e João Balby. Eram uma 18h30. O guincho passou por lá e levou o carro. A alegação: o veículo estaria no local reservado a uma parada de ônibus. Ela diz que não.
Jose Dias Neto foi outro. Estacionou próximo à Unimed da Doca, para levar a filha doente. Quando retornou, cadê o carro? Eram umas 18h. E o pior: a chave da casa dele estava dentro do veículo. Neto foi obrigado a ir à CTBel por volta das 20h para pegar a chave e poder entrar em casa.
Então, como é que funcionar isso?
Essa empresa terceirizada, que está arrupiando todo dia, o dia todo, fatura R$ 96 por veículo guinchado. O curral onde ficam os veículos – observem nas fotos abaixo, remetidas ao blog por um dos prejudicados – está abarrotado. Ela está ganhando uma mina de dinheiro.
Que evidência essa empresa demonstra de que o veículo se encontrava em um local proibido?
A empresa tira, por exemplo, uma foto do carro?
A infração gera uma multa. Multas são recorríveis. Como é que o dono do veículo vai provar que seu carro não estava num local proibido?
Não é a empresa que teria que fazer a prova? Não é ela a fonte da acusação?
Fica a palavra da empresa – de que o veículo estava em local proibido – contra a palavra dos proprietários – de que não estava.
Como será esse, digamos, contraditório?
Caro jornalista,
ResponderExcluirTodo mundo, principalmente você, esculhamba com o prefeito e com a Ctbel porque o trânsito em Belém está cada vez pior. Agora, quando providencias energicas são tomadas para minimizar o problema, vocês acham que está tudo errado. Da minha parte, aplaudo o Duciomar e a Ctbel.
Deixa a empresa arrupiar!!!
ResponderExcluirMelhor pecar pelo excesso do que pela falta de atuação. Os motoristas de Belém são um bando de salvagens; se o poder público municipal não agir, logo estaremos numa selva sem limites, sem controle, com o caos instalado.
Quero ver guincharem os táxis que infestam os cantos de ruas e outras praças desta Belém.
ResponderExcluirEntão é assim: para Rita os rigores da lei, para os donos dos carros que estacionaram em local proibido as benesses. Menos, né!!!
ResponderExcluirCorretíssima a CTBEL. No entanto, é bom lembrar que o Dudu se elegeu criticando a "indústria de multas" do Governo anterior.
ResponderExcluirE lembrar que a Cristina Badini foi crucificada só porque não era paraense, mas foi quem primeiro começou a botar ordem no trânsito da capital, após muitos anos de abandono.
Parece que gente do gabinete do prefeito andou comentando por aqui...
ResponderExcluirConcentrando-me apenas no questionamento que você fez, realmente seria muito bom que algum motorista prejudicado ingressasse com uma ação judicial contra a forma do procedimento. Melhor ainda que fosse o Ministério Público a tomar essa iniciativa. Porque assim o Judiciário teria que se pronunciar sobre essa balbúrdia.
Realmente, para assegurar o contraditório e a ampla defesa, alguém teria que comprovar que o veículo estava estacionado em local proibido. Uma fotografia seria um bom meio. Mas sem essa prova, acusando apenas de boca, a penalidade teria que ser revertida em juízo.
Bom saber que a Ctbel ainda existe, pois achava que eles estavam em greve já que há mais de duas semanas não vejo nenhum guarda por onde transito (Umarizal, Nazaré, Batista Campos). Ou é apenas o setor de guincho? Enquanto isso, a balbúrdia corre solta: carros na contra mão, carros em fila dupla, caminhõe sno centro, avanços de sinal, motos sobre as calçadas, o verdadeiro caos. Está certo que o transito é feito pelos motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres mal educados, mas se houvesse uma presença efetiva e inteligente (ok, isso não rima com administração municipal atual) no sentido de coibir os abusos e orientar o transito veríamos o dinheiro de nossos impostos sendo aplicados em prol do bem comum. Achar que o guincho privatizado vai resolver o complexo e grave problema do transito selvagem de Belém e debochar do bom senso. Mas, isso também não é novidade por aqui, Duciolandia é cada vez mais surreal!
ResponderExcluirA Ctbel recolhe todos os carros estacionados na Doca, do lado esquerdo, o que eles chamam de lateral do canteiro central. Mas não tem placa de estacionamento proibido nos locais.
ResponderExcluirSó funciona, e bem, na Ctbel, o pessoal da multa e do guincho, por causa da receita gerada.
O resto, como educação de trânsito...