terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Lado esquerdo de helicóptero é do copiloto, e não do piloto




As imagens, que, como muitos dizem, valem mais do que mil palavras, parece que conferem mesmo veracidade à versão do delegado Eder Mauro, quando contou que estava na condição de copiloto, e não de piloto, no helicóptero que, na Quarta-feira de Cinzas, fez um pouso forçado numa área de Marituba.
Ontem, o Espaço Aberto divulgou a imagem acima, disponível aí pelo YouTube, chamando atenção que o delegado, tão logo o helicóptero do Grupamento Aéreo do Corpo de Bombeiros tocou no solo e perdeu parcialmente a parte dianteira, Eder Mauro sai pelo lado esquerdo do aparelho, que seria o do piloto, e não do copiloto.
Mas não.
O tenente-coronel Arthur Rodrigues de Morais, comandante do Graer, esclareceu por meio da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública que no helicóptero tipo Esquilo, como o que fez o pouso forçado em Marituba, o lado esquerdo, de onde o delegado aparece realmente saindo, é justamente o do copiloto, e não do piloto.

Portaria de cessão
A Segup esclareceu ainda que uma portaria (vejam as imagens abaixo) publicada no Diário Oficial de sexta-feira passada, formalizando a cessão de Eder Mauro para a Segup deve-se à aprovação, pela Assembléia Legislativa do Estado, de lei que reorganiza o Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds) e reestrutura a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
Segundo a Segup, a lei, de nº 7.584, sancionada pelo governador Simão Jatene em 28 de dezembro do ano passado, vincula o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) está diretamente à Secretaria Adjunta de Gestão Operacional, da Segup.
“Em função da nova legislação, todos os integrantes do Graesp (policiais civis, policiais militares e bombeiros militares) serão cedidos à Segup, por meio de portaria publicada no Diário Oficial do Estado. O delegado de Polícia Civil Éder Mauro, que integra a equipe de tripulantes do Grupamento, é piloto comercial de helicóptero formado e habilitado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), desde o ano de 2005”, explica a nota da Segup.



2 comentários:

  1. Espera aí: a portaria foi publicada após a ocorrência do sinistro e com data retroativa!?

    Huuummm, já entendi...

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  2. Um detalhe:
    o helicóptero estava a serviço da Sespa. É de resgate, e a conta desse serviço é pago com dinheiro da saúde. É de uso privativo do serviço de resgate dos bombeiros. A pergunta é: o que esse helicóptero estava fazendo, mesmo? e desde quando delegado dá serviço como piloto de helicóptero? e desde quando resgate de doentes e acidentados precisa de delegado junto?

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