Alfredo Costa, o candidato do PT a prefeito |
A apuração, que só começou no início desta madrugada e terminou por volta das 4h, apontou 2.202 votos em favor de Alfredo Costa e 2.149 em favor de Cláudio Puty. Os votos brancos somaram 52. Na disputa em primeiro turno, dia 22 de janeiro passado, o deputado obteve 1.535 sufrágios e o vereador, 1.274.
Biólogo, professor universitário, de ensino médio e cursos pré-vestibulares, Alfredo Costa é um militante histórico do PT. Como ele mesmo lembrou em conversa com o Espaço Aberto na última sexta-feira, participou ativamente das campanhas anteriores de candidatos do PT a prefeito de Belém, como desde Humberto Cunha, por duas vezes, passando por José Carlos Lima, Ana Júlia Carepa, Edmilson Rodrigues e Mário Cardoso.
Estudante de escola pública, Alfredo Costa foi presidente do Grêmio Estudantil Paes de Carvalho e participou ativamente da luta que garantiu a meia-passagem aos estudantes. Militante do Movimento Popular, também atuou na luta que resultou nas conquistas das terras da Radional I e II no bairro do Jurunas, beneficiando centenas de famílias da área. Engajou-se na luta pela retomada do Sindicato dos Professores da Rede Particular de Ensino (Sinpro/Pa), sendo demitido de escolas por liderar greves de sua categoria.
Na Câmara Municipal de Belém, exerce seu terceiro mandato. Apresentou cerca de 20 projetos de lei contemplando questões das áreas de saúde, saneamento, meio ambiente, transporte, educação e direitos do cidadão. Entre as proposições, destaca-se a proposta de proibição do corte de fornecimento de água e energia elétrica no município de Belém às sextas-feiras, sábados, domingos e vésperas de feriados, que foi aprovada pela Casa.
Grande vitória!
ResponderExcluirDa militância e da concepção de partido militante, socialista, dos trabalhadores.
A semana não poderia começar melhor!
"ÔôôÔ, eu quero ver governar trabalhador!"
Leopoldo Vieira
Quem suporta a DS? Ninguém suporta a DS....
ResponderExcluirBeleza pela notícia. Realemnte o PT ainda é o único partido que proporciona atitudes democráticas. Agora quero ver unir os cacos e levantar a união entre PT / PMDB na luta pela prefeitura de Belém.
ResponderExcluirOs números não enganam ninguém. Disputa acirradíssima. Divisão no PT, e das boas.Oh céus, oh vida, oh azar!
ResponderExcluirCaro anônimo das 10:52,
ResponderExcluirNão existirá união e muito menos candidato a prefeito...
Não entendi o anônimo das 11:16 !! Qual o entendimento de o PT não ter candidato??
ResponderExcluirPARA CONFERIR DEPOIS:
ResponderExcluirVai haver segundo turno e o PT vai vender-se novamente ao PMDB, pois embora o Alfredo seja um militante de primeira hora, não tem a chamada "densidade eleitoral" para uma eleição majoritária.
Sozinho, o PT não vence ninguem.
Enfrentar Edmilson, Zenaldo, Jordy e Priante vai ser parada dura.
O PT depois do desGoverno da Ana Julia não ganhará mais nada tanto no Governo quanto na Capital. O povo não é bobo de votar em ptralhas nem o PMDB irá cair na conversa deles. O Prof. Alfredo tem história no PT e não é nenhum paraquedista.
ResponderExcluirMarise tá certa.
ResponderExcluirTurma do Puty não engoliu a derrota.
Os comentários insistindo na tecla que o Alfredo é fraco e que vai se vender pro PMDB confirmam isso.
Ô gentalha essa!
O que o Raul Meirelles disse atraves do Blog Bilhetim.
ResponderExcluirRAUL MEIRELES Segunda, 06 Fevereiro 2012Responder
Caro Edir,
Se um militante petista acordasse de um sono de mais de 30 anos e deparasse com as práticas que presidiram esse processo de prévias, certamente desejaria dormir de novo prá não ver no que foi transformado o PT nessas prévias: Um verdadeiro bordel, com todo respeito as prostitutas, onde leva quem pagar mais. UMA VERGONHA!
Caro anônimo das 13:08,
ResponderExcluirNão considero o candidato escolhido com potencial para enfrentar as próximas eleições. Portanto, PT sem candidato, ok? Abs