Da leitora Adelina Bia Braglia, em comentário na postagem Quais os custos que justificam uma taxa de R$ 6,45?, respondendo a Anônimo para quem a proposta de criação da taxa de mineração não passa de um "mais um factóide do governo midiático tucano".
-------------------------------------------
Ao anônimo das 20:47, deixo um comentário: a taxação pode ser discutida, rejeitada ou aprovada, por todos os meios legais. Sem jogadas escusas, sem servir de moedinha de troca pra qualquer coisa.
Mas, assim não foi com a "questãozinha" que vale a pena relembrar para aquecer essa conversa. Em 2010, a Vale - oh! coincidência -, no ano em que Ana Júlia pretendia eleger-se, montado o cenário em que Lula bateu o pezinho pro Roger Agnelli, a poderosa empresa veio em seu socorro e anunciou a Alpa em Marabá.
O governo federal - outra coincidência! - para dar uma alavancadazinha na sua candidata, anunciou, com trombetas ao fundo: agora vai, a hidrovia do Tocantins é uma realidade!
Passada a eleição, governo assumido por um "adversário", Inês é morta (ou a candidatura de Ana Júlia)e a novidade agora é o corte de R$ 50 bilhões do orçamento que afetou drasticamente... A hidrovia do Tocantins (céus! quantas coincidências!).
A hidrovia está fora inclusive dos recursos do PAC. Na imprensa, a direção da Alpa jura pela fé da mucura que isso não diminui seu interesse na implantação da empresa. Só atrasa um pouquinho.
Ah! governos midiáticos são mesmo terríveis!
Até as pedras do Ver-o-Peso sabem que essa é mais uma lorota do governo Jatene, pois sabemos que os estados não podem legislar sobre o tema. Outros estados já tentaram, como Minas gerais e bahia e suas leis foram julgadas inconstitucionais. O Jatene sabe disso, mas é preciso criar a imagem de que está fazendo alguma coisa para defender o estado.
ResponderExcluirQuanto às questõezinha levantadas pela Adelina, compactuo da mesma revolta com o contigenciamento do governo fedral, mas eu nunca vi o Jatene fazer qualquer defesa da ALPA, nem da Hidrovia do Tocantins, talvez por achar que são projetos do governo passado. Portanto Adelina, fala pro Jatene deixar de se embalar e lutar mais pelas coisas do nosso estado, ao invés de ficar copiando lei inconstitucionais de outros estados.