quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Conselho foi "firme e corajoso", diz conselheira da OAB

A advogada Ana Kelly Amorim, conselheira seccional suplente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará, rebate conceitos que o presidente da entidade, Jarbas Vasconcelos, faz do Conselho Seccional, ao qual classificou de "novo e imaturo", conforme trecho de conversa que manteve com o ex-presidente Sérgio Couto.
O Espaço Aberto divulgou ontem partes da conversa que ambos tiveram no dia 18 de agosto passado e que foi gravada por Sérgio Couto, com a concordância do presidente Jarbas Vasconcelos.
"Tais adjetivos vêm para desqualificar o conselho e os conselheiros, quando na verdade a posição tomada por estes, ou parte destes, demonstra exatamente o contrário, o quanto o Conselho foi firme e corajoso em se posicionar de forma contundente em defesa dos interesses da classe e da instituição, mesmo representando a contraposição a parte da Diretoria", diz Ana Kelly, em nota enviada ao Espaço Aberto.
Ela também contesta com veemência outra avaliação do presidente da Ordem, a de que seu (dele) "exército" o abandonou no meio dos embates travados pela entidade nos últimos meses.
Por fim, Ana Kelly, ao contrário do que diz Jarbas, garante que alguns conselheiros, ela inclusive, tentaram demovê-lo, em vão, de seguir em frente com os procedimentos da venda do imóvel de Altamira.
A seguir, a íntegra dos esclarecimentos da conselheira suplente da OAB-PA.

-----------------------------------------

Ouvindo a gravação da conversa havida entre o Dr. Jarbas Vasconcelos e Dr. Sérgio Couto, postado em seu blog, mais uma vez me surpreendi negativamente com a capacidade das pessoas de darem o contorno mais conveniente para si aos fatos e, por esta razão, não pude me conter e tenho que apresentar minhas razões de contraponto ao que foi dito:
1- Primeiramente não reconheço o Dr. Sérgio Couto como representante do grupo de Conselheiros que se insurgiram contra os fatos que envolvem a venda do terreno em Altamira, grupo este no qual me incluo, e com todo o respeito que merecem todos os meus colegas advogados, inclusive o Dr. Sérgio, gostaria de esclarecer esse senão para que não se configure tal representatividade como fato, o que não o é!
2- Quanto à classificação dada pelo Presidente, Dr. Jarbas Vasconcelos, ao Conselho Seccional como "novo e imaturo" discordo veementemente, pois o que parece é que tais adjetivos vêm para desqualificar o Conselho e os Conselheiros, quando na verdade a posição tomada por estes, ou parte destes, demonstra exatamente o contrário, o quanto o Conselho foi firme e corajoso em se posicionar de forma contundente em defesa dos interesses da classe e da instituição, mesmo representando a contraposição a parte da Diretoria;
3- Me soa como deboche a alegoria usada pelo Presidente de que "ele lutava no front enquanto seu exército estava atrás sentado embaixo da mangueira", isso não pode ser sério, não é ético e acima de tudo não é justo, pois o Conselho sempre esteve ao lado do Presidente, vide operação TQQ; Campanha Eleitoral - Ficha Limpa; Caso Alepa, etc;
4- Por último, o argumento do Dr. Jarbas de que se 2 ou 3 Conselheiros tivessem ido ao Rio de Janeiro, mesmo o incomodando na doença do irmão, para tentar persuadi-lo a não concretizar a venda do terreno isso o teria feito frear os procedimentos é algo surreal, isso para dizer o mínimo, pois eu mesma pessoalmente liguei para o Dr. Jarbas no final da manhã do dia 30.06.2001 (um dia após a sessão do Conselho onde foi lido o relatório que sugeria a aprovação da venda ao Conselheiro Robério D'Oliveira), e falei com ele, que já estava no Rio de Janeiro, rogando-lhe para que sustasse ou que pelo menos sobrestasse o procedimento da venda até o seu retorno a Belém, posto que assim poderia maturar melhor com os demais membros da Diretoria sobre a conveniência, sob o ponto de vista moral, da venda do terreno ao Conselheiro Robério, contudo Sua Excelência não me deu ouvidos e sequer considerou a possibilidade proposta por mim. Sendo assim, agora vir afirmar que a presença de 2 ou 3 Conselheiros no Rio de Janeiro o faria mudar a posição tão firmemente adotada soa jocoso e até desrespeitoso!!!
São essas as considerações que a conjuntura me impõe fazer.

Ana Kelly Amorim
Advogada e Conselheira Seccional Suplente

14 comentários:

  1. Anônimo1/9/11 09:02

    VAMOS TRABALHAR EM PROL DA ADVOCACIA...
    A quem interessa manter essa política de insinuações? Chega! Vamos trabalhar. Isso sim.A advocacia paraense escolheu Jarbas e os que o apóiam para trabalhar pela classe, não para ficar alimentando insinuações. Todo esse embrólio está obstruindo o que já foi feito ao longo da presente gestão em prol da advocacia e o que ainda pode ser feito. De modo que cabe sim a indagação: a quem interessa obstruir a presente gestão? Só visitar o site www.oabpa.org.br para constatar o que já foi feito e o que pode ser feitos pela advocacia paraense.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1/9/11 09:06

    Pois é:operação TQQ; Campanha Eleitoral - Ficha Limpa; Caso Alepa, etc, em prol da advocacia e da sociedade.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1/9/11 10:52

    Parabéns Ana Kelly!
    Eu tb. ouvi a gravação e fiquei passado. Tudo o que vc. diz é verdade, e não teria motivos para mentir. Quem tem motivos pra mentir é Jarbas e sua turminha. Continue corajosa e firme!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1/9/11 11:00

    O plantonista da manhã voltou a trabalhar é? Achei que a turma já tinha desistido de convencer a advocacia do que é indefensável!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1/9/11 11:10

    Concordo que toda essa confusão está prejudicando os trabalhos da OAB/PA em favor da sociedade civil paraense!

    Eu espero apenas que as pessoas responsáveis por colocar a OAB/PA nessa confusão sejam devidamente responsabilizadas por seus atos.

    As palavras faladas se não forem gravadas se perdem, mas as escritas não!

    Os e-mails estão ai para comprovar as atitudes imaturas e impensadas de quem deveria ter HUMILDADE, SABEDORIA e BOM SENSO!

    Como coloquei em email encaminhado para toda a diretoria e conselheiros seccionais e federais:

    LAMENTÁVEL!!!

    Enfim, a Instituição continua com sua moral abalada enquanto não houver conclusão das responsabilidades pessoais, perante o Conselho Federal, Tribunal de Ética, etc.

    Quanto a nós, eleitos pelos advogados paraenses, vamos passar e cada um ficará na história com suas atitudes tomadas.

    Raphael Sampaio Vale - ADVOGADO -atualmente Conselheiro Estadual SUPLENTE (2010-2012)
    (Ex-presidente da subseção da OAB/PA de Paragominas de 2004-2009)

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1/9/11 11:19

    Dá-lhe Ana Kelly!
    Dá-lhe Rafael!
    Ainda bem que pessoas íntegras, como vocês dois, se uniram em prol da honestidade de propósitos. Pena que poucos conselheiros tenham a mesma coragem. Alguns apoiaram o mal feito e outros até hoje estão em cima do muro.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo1/9/11 11:22

    a conselheira ana kelly, como muitos, confiava em Jarbas; só agora conheceu a verdade e já sabe quem ele é; perdeu a confiança e certamente vai lutar até o fim pela limpeza da casa.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo1/9/11 12:53

    Alguém pode explicar por que Jarbas pede para conversar com Sérgio Couto, mas não pede pra conversar com Avelina, OPhir e Ângela????? Pelo visto, Jarbas confia em Sérgio e não confia nos outros... É isso?

    ResponderExcluir
  9. Anônimo1/9/11 13:48

    É Raphael, sua responsabilidade concorrente precisa ser colocada dentro da HUMILDADE, SABEDORIA E BOM SENSO. O que você falou mesmo?

    ResponderExcluir
  10. Angela Sales1/9/11 19:03

    Caríssima Ana Kelly, receba, você e os demais conselheiros seccionais - desrespeitados pelos comentários dos interlocutores no lamentável diálogo reproduzido em outro post do Espaço Aberto -, minha irrestrita solidariedade e meu testemunho de que, nesses episódios envolvendo parte da diretoria da OAB-PA, você, como outros colegas conselheiros, tem pautado sua atuação com equilíbrio, sensatez e muito destemor. Um abraço fraterno da
    Angela Sales

    ResponderExcluir
  11. Anônimo1/9/11 21:05

    Parabéns a ângela, que finalmente apareceu!
    Era o que estava faltando para os conselheiros começarem a se manifestar.
    Agora gostaria de ver os demais conselheiros federais e os seccionais se manifestarem tb.
    Já tá na hora de tirar parte dessa Diretoria de lá. Para que esperar decisão de Conselho Federal.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo1/9/11 22:52

    Assumo minha parcela de culpa! Gostaria que você aponte qual é a minha responsabilidade concorrente? O direito a voz que tenho como Conselheiro Seccional Suplente? Em minhas intervenções induzi algum membro do Conselho ou da diretoria a erro? Faltei com a verdade? As atas das seções estão ai! Lembro que para venda de patrimônio da OAB APENAS Cosnelheiros Titulares podem votar! E mais, abandone o anonimato e assine o que você escreve!
    Enfim, aguardo suas colocações com HUMILDADE, SABEDORIA e BOM SENSO! E caso você tenha razão não tenho nenhum problema em assumir minhas responsabilidades! Espero que vocÊ também!
    Obrigado pelo debate! Boa noite e fique em paz!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo2/9/11 00:02

    Até que enfim Angela apareceu...
    Continue assim, Angela, esse grupo precisa de um líder forte e destemido. Reassuma o seu papel.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo2/9/11 08:16

    Concordo com o conselheiro Raphael Vale, ex-presidente da Subseção de Paragominas, que muitos e relevantes serviços prestou e presta à advocacia, não só do Pará, como também à do Brasil, pela função que desempenha junto ao Conselho Federal. Não queiram desviar o foco e distribuir responsabilidades e culpas a todo o conselho seccional, que foi claramente induzido a erros, pelos malfeitos de uns 3 ou 4 que de tudo sabiam e a tudo escondiam.

    ResponderExcluir