quinta-feira, 7 de julho de 2011

Imagem e crédito: confusões e aberrações

Do fotógrafo Luiz Braga (na foto, divulgada pelo estúdio dele próprio), sobre a postagem Estão escondendo os fotógrafos!:

Perfeita e precisa a abordagem. Quando o crédito passou a ser dado ao lado da fotos (e eu fui um dos que lutou muito por isso), era para valorizar e resguardar o direito autoral do fotógrafo. Por esses desvios estúpidos, passou-se a dar o crédito no automático sem refletir e observar a essência do ato. Aí começa a surgir o crédito "Divulgação"como se essa entidade fosse capaz de autoria.
Recentemente, por ocasião do morte do professor Benedito Nunes, tive o desprazer de ver foto de minha autoria publicada com o crédito "Cia. de Letras", como se uma editora fosse autor de fotografias.
Mesmo quando vende a imagem, o crédito de autoria é do fotógrafo que a produziu. Confundiu-se tudo e criaram-se essas aberrações.
O autor pode vender os direitos autorais, patrimoniais, mas isso é outras coisa. Aliás, no caso da Cia. das Letras, eu havia licenciado a foto apenas para a orelha de um livro. Virou peça de divulgação.

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