segunda-feira, 4 de abril de 2011

Entenda os segredos dos Trending Topics do Twitter

Do Comunique-se


A HP Labs, divisão da HP responsável por pesquisas, elaborou um estudo que revela os caminhos que levam tuiteiros e seus assuntos aos Trending Topics do Twittter. A pesquisa mostra a integração entre a imprensa e a web, já que notícias veiculadas na imprensa tendem a chegar facilmente aos assuntos mais comentados do microblog. Apesar da influência dos jornais como CNN, The New York Times, Washington Post, e El País, o perfil humorístico @Vovo_Panico aparece como o mais influente, com maior capacidade de dominar os assuntos no Twitter.
Ao contrário do que muitos pensavam, a quantidade de tuítes que o usuário publica e o número de seguidores que ele tem não contribui tanto para levar um assunto aos TTs. O mais importante é que o tema seja retuitado várias vezes, até em diferentes redes, como o Facebook.
O estudo foi coordenado por Bernardo Huberman, diretor do grupo de pesquisas em computação social do HP Labs, que analisou mais de 16 milhões de tuítes de 3 mil trending topics diferentes, entre setembro e outubro de 2010.
Trending Topics mais duradouros
De acordo com o site Trend it, de Tim Kelleher, os assuntos mais longos dos TTs do Twitter no Brasil são: Dilma (7 dias), Cala Boca Galvão (6 dias), boca Galvão (4 dias), Felipe Melo (3 dias), Dunga (3 dias) e goleiro Bruno (2 dias). Com isso, é possível constatar que marcas e empresas aparecem pouco nos Trending Topics. Ainda, quando aparecem, é por críticas de consumidores, raras vezes pelo lançamento de algum produto ou serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário