sexta-feira, 18 de março de 2011

A Sadia e o tucupi. Foi por pouco.

Olhem aqui essa postagem no Blog do Alencar, sob o título Sadia registrou a marca tucupi:

É isso aí.
A Sadia, assim como quem não quer nada querendo tudo, registrou a marca Tucupi.
Quando os japoneses registraram a marca cupuaçu foi feito um escarcéu e, pelo que se divulgou a época, eles recuaram.
Agora é uma multinacional brasileira que faz a mesma coisa com o tucupi nosso de cada dia (para nós, paraenses, tucupi é tão sagrado quanto o pão do Pai-Nosso).
Mas isso tudo só acontece porque nós não valorizamos nosso patrimônio imaterial e nossos produtores não ligam muito para essas coisas (e não são nem um pouco organizados, diferentemente dos produtores europeus).
Como nós não ligamos, tem quem ligue.
No caso a Sadia ligou.
Ah, sim.
Outra empresa tentou registrar a marca Tapioca. Pelo que entendi da consulta feita ao INPI por pessoa amiga, esse pedido foi indeferido. Mas no Exterior a marca Tapioca está registrada pela Royal (a do fermento), como já mostrei aqui em outro post.
Logo logo a Sadia vai querer impedir o uso da marca pelas concorrentes ou cobrar royalties.
Te cuida, Elaine!
Te cuida, Eliete!

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No mesmo blog, sob o título A Sadia tentou e não conseguiu:

De fato, a Sadia tentou mas não conseguiu registrar a marca Tucupi.
No extrato da consulta transcrito em post anterior - e agora transcrito aqui outra vez - consta uma referência ao ITEM 20 DO ART. 65 DO CPI. CPI, no caso, é Código da Propriedade Industrial.
Na época era vigente o seguinte dispositivo, citado na referência:

Art. 65. Não é registrável como marca:
................................................................
20) nome, denominação, sinal, figura, sigla ou símbolo de uso necessário, comum ou vulgar, quando tiver relação com o produto, mercadoria ou serviço a distinguir, salvo quando se revestirem de suficiente forma distintiva.

Eliete, Elaine e todos os paraenses ficamos aliviados.
Mas, correndo o risco de ser chato, vou insistir: já está passando da hora de nos preocuparmos na vera com nossas Indicações Geográficas (IGs) ou - por que não? - Denominações de Origem Controlada (DOCs). Tucupi tem tanto potencial quanto Champagne. Açaí tem tanto potencial quanto Bordeaux. Tapioca idem (a Royal que o diga). E a farinha d´água de Bragança, que me dizem os que conhecem a verdadeira?

2 comentários:

  1. E os políticos dessa terra que são eleitos e pagos com o nosso dinheiro, o que eles fazem mesmo? Certo está o Tiririca ao dizer que quando souber o que os políticos fazem, ele conta. Vai ver ele ainda não descobriu, mas ele chega lá!

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  2. Mano, é a famosa "Terra do já teve..."
    estamos perdendo 70% de nossa história!
    Negóciuo é proteger o tal de tecnobrega...rsss
    vôte cobra d'água!!

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