Por José Cruz, do Contas Abertas
Enquanto passageiros encontram dificuldades para embarcar na manhã de hoje (29) por conta de atrasos e cancelamentos, sobretudo em voos da companhia aérea TAM, dados do Portal da Transparência, mantido pela Controladoria-Geral da União, indicam a execução de apenas 0,9% dos valores disponíveis para os contratos em aeroportos das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014, até setembro. Significa que nove meses depois de estados e municípios terem firmado com o governo federal a Matriz de Responsabilidades paras as obras públicas visando à realização da Copa, a execução dos projetos nos aeroportos é mínima diante do gigantismo da proposta global.
Em resumo, dos quase R$ 5,6 bilhões que o governo federal colocou à disposição da Infraero para a melhoria ou ampliação dos aeroportos, apenas R$ 193 milhões estão comprometidos com contratos e, destes, somente R$ 49,3 milhões foram gastos efetivamente (veja tabela).
O melhor desempenho é do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, com duas frentes de trabalho iniciadas em setembro de 2009: reforma do Terminal de Passageiros e conclusão e reforma do terminal de passageiros 2. Para estas obras estão previstos R$ 687,3 milhões, sendo que R$ 108,1 milhões já estão contratados e R$ 42,3 milhões foram executados.
No segundo lugar no ranking das execuções está o Terminal Afonso Pena, em Curitiba, com R$ 72,8 milhões reservados para ampliar o pátio de estacionamento de aeronaves e espaço de circulação dos passageiros. Os dados da CGU mostram que nessa frente já foram contratados R$ 1,4 milhão (1,9% sobre o disponível) e executado R$ 740 mil, isto é, 1% do recurso alocado.
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Antigamente na Amazonia quem preferencialmente contruia pistas de pouso Ane estações de passageiros era um Orgão do antigo Ministério da Aeronáutica cujo o nome é Comissão de Aeroportos da Região Amazônica - COMARA, com todos os cuidados da construção sendo levado em conta, inclusive com laboratório de solos em acompanhamento de todos as obras e vimos a excelente qualidade dessas obras. Com o advento da criação da Infraero e a passagem do mesmo para a área civil o que lemos em jornais de grande circulação são as denuncias de maracutaias em algumas obras visto que a COMARA foi jogada para escanteio eu não sabendo o real motivo desta decisão. Sem sombra de duvidas os aeroportos existentes na Amazônia mais de 90 % foram construidos pela COMARA e não tinha maracutaia.
ResponderExcluirO que esta faltando para que o Infraero faça estas obras com a COMARA.