quarta-feira, 6 de outubro de 2010

“Ode ao Círio” retrata sagrado e profano nas ruas de Belém

O sagrado e o profano do Círio de Nazaré serão transportados para o bairro do Umarizal, em Belém, nesta quinta-feira, 7, durante o espetáculo de rua “Ode ao Círio”, promovido pelo Instituto Universidade Popular (Unipop). A apresentação acontecerá a partir das 20 horas, em plena Avenida Senador Lemos, entre Dom Pedro I e Dom Romualdo de Seixas.
Durante o espetáculo, elementos que ornamentam a caminhada de fé, como os brinquedos de miriti, os romeiros, a corda, o Ver-o-Peso, o Bar do Parque e a Festa da Chiquita, vão compor o cenário que vai levar o público presente a rememorar – a três dias da procissão – o universo cultural que envolve o Círio. Tudo isso para homenagear, através da arte, a maior manifestação religiosa do povo paraense e valorizar o talento de artistas da terra.
Assim como o próprio Círio, o espetáculo mescla, em seu roteiro cênico, o sagrado e o profano, através de diversas linguagens da arte, como o teatro, a literatura, a música e a dança. “Desse encontro de saberes resultam cenas que pertencem ao rico universo cultural do Círio e dos paraenses”, explica o arte-educador da Unipop, Alexandre Luz, que dirige o espetáculo em conjunto com integrantes do grupo de teatro da entidade.
A “Ode ao Círio” vai reunir cerca de 30 artistas e deve durar quase uma hora, entre encenações teatrais, apresentações musicais e performances coreográficas. O espetáculo resulta de um intercâmbio entre integrantes do curso de iniciação teatral da Unipop, do grupo de teatro da entidade, e de artistas ligados à Fundação Curro Velho, à Escola de Teatro e Dança da UFPA e a oficinas realizadas pelo Cuíra.

SERVIÇO:
Espetáculo de rua "Ode ao Círio" promovido pela Unipop nesta quinta-feira, 7, a partir das 20h, na Avenida Senador Lemos, entre Dom Pedro I e Dom Romualdo de Seixas.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário