No AMAZÔNIA:
A partir de sábado (5), mais um binário será implantado na cidade pela Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel). A expectativa é que a mudança na mão dupla das vias paralelas Mariano e Coração de Jesus traga mais fluidez e segurança ao trânsito do Entroncamento. O projeto consiste na inversão do sentido das vias, que passam a ter mão única esse final de semana. Isso significa que a rua Mariano vai ter sentido contrário ao da passagem Coração de Jesus.
Com a mudança, quem quiser ir da avenida João Paulo II para a rodovia BR-316 deverá entrar no último retorno da via e pegar a passagem Coração de Jesus. Já quem pretende sair da rotatória do Entroncamento para acessar a João Paulo II terá que seguir pela rua Mariano.
De acordo com o diretor geral da Ctbel, Elton Braga, o binário vai ter fundamental importância para a fluidez do trânsito do Entroncamento. 'Hoje, nós temos no final da João Paulo II todo o tráfego de quem quer usar o Entroncamento. Esses carros passam pela rua Mariano e acabam sobrecarregando a via. Por esse motivo, foi dada a ideia de implantar o binário, que consiste justamente em transformar duas vias de sentido duplo em mão única, sendo que uma fica contrária a outra', explicou.
Para garantir a segurança no trânsito das duas vias, ficará proibido o acesso de veículos acima de 10 toneladas, como caminhões de carga, e ainda de automóveis com altura superior a 4,5 metros, por causa da quantidade de fios de eletricidade que estão localizados um pouco acima dessa altitude.
O trabalho de sinalização já começou na rua Mariano e na passagem Coração de Jesus. O asfalto já foi pintado e, ontem à tarde, foi iniciado o serviço de educação no trânsito com agentes da Ctbel, que vai durar, no mínimo, 15 dias. Eles vão esclarecer a população sobre as modificações e noções de segurança no trânsito. A expectativa é que as placas, que ainda não foram colocadas, fiquem prontas na sexta-feira (4).
Aprovação - Apesar do binário ter como objetivo a melhoria do trânsito no Entroncamento, nem todo mundo aprova a ideia. De acordo com o taxista José Miranda, a medida só vai atrapalhar o trânsito da região. 'Se duas mãos nessas ruas já não resolvem o escoamento de veículos, imagine só com uma. A solução é ampliar a João Paulo II', opinou.
O vendedor Heitor Uchôa compartilha a opinião. 'O problema não é nas duas ruas, mas na rotatória. Por volta de 18 horas, o trânsito fica um inferno no Entroncamento. Isso porque só existe uma saída da cidade. O que precisamos é de um elevado para termos outras alternativas de escoar o fluxo de carros', disse.
O perueiro Miguel Carvalho se disse satisfeito com a ideia do binário. 'Isso vai ser excelente para a organização do trânsito aqui, que é uma bagunça', declarou.
Oi, entrei na contramão da Rua Mariano sem saber que havia mudado de direção na quinta (10), e o agente de trânsito registro multa. Vocês sabem me informar se isso não foi ilegal da parte dele, já que o trânsito passa por uma adapção de 15 dias, sem multas?
ResponderExcluir