sábado, 3 de outubro de 2009

Manoel Pioneiro confirma permanência no PSDB

No AMAZÔNIA:

O PSDB parece que conseguirá a unidade possível e necessária para a disputa sucessória ao governo do Estado em 2010. Depois de um dia inteiro de negociações, conversas e apelos, o partido obteve a resposta da permanência de Manoel Pioneiro. 'O que pesou na minha decisão foi a unidade partidária. A unidade com os outros deputados estaduais e federais. Estamos muito próximos e voltados para o projeto da reconstrução do Estado, a partir da candidatura do ex-governador Simão Jatene', declarou Pioneiro, à noite de ontem.
O PSDB, no entanto, ainda não bateu o martelo sobre o papel do parlamentar na composição tucana para o próximo ano. Pioneiro figurará como um coringa, que pode ser utilizado em todas as candidaturas prováveis - Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa. Ele mesmo prefere não especular. 'Por enquanto vou trabalhar para voltar como deputado estadual e, quem sabe, ser de novo o mais votado', revelou.
Para segurar Manoel Pioneiro no ninho tucano, Simão Jatene conversou com ele quatro vezes ao longo de toda a sexta-feira, 2. O ex-governador também procurou o prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB), para aparar esta aresta específica. Jatene saiu do escritório político e passou grande parte do dia de ontem na Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).
A estratégia de Duciomar Costa e seu vice-prefeito, presidente do Partido da República (PR), Anivaldo Vale, era lançar uma chapa para o governo do Estado com Manoel Pioneiro na cabeça da composição. Por trás dessa candidatura pelo PR ou PTB estava a possibilidade real de o prefeito de Belém não ser obrigado a subir no palanque de reeleição da governadora Ana Júlia Carepa (PT). Pelo menos no primeiro turno. Consequentemente, Duciomar não compraria briga com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a quem deve a liberação de milhões em recursos para várias obras na capital.
Por outro lado, o PSDB sem Pioneiro não teria uma expressiva liderança política na Região Metropolitana, sobretudo Ananindeua, para capitalizar nada menos do que 250 mil votos.
PR e PTB ainda não desistiram de Pioneiro. Encaminharam as listas para as zonas eleitorais, mas até amanhã poderão fazer correções junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). 'Tenho muito orgulho em ter sido convidado pelo PTB e pelo PR, mas estou há 14 anos no PSDB e não há como mudar agora, num momento decisivo e importante para a legenda', acrescentou o deputado estadual. Pioneiro está filiado no Partido da Social Democracia Brasileira desde 1995. Ele foi vereador em 1988 e deputado estadual em 1990 pelo PTB, sua primeira legenda. Em 1993 se filiou ao PMDB, onde ficou apenas dois anos.
Em mais um dia de costura, hoje o senador Fernando Flexa Ribeiro se reúne com Manoel Pioneiro. Local e assunto não revelados. Mas óbvios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário