quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Liberação adiada outra vez

No AMAZÔNIA:

Ficou para sábado, 31, a liberação da rotatória no cruzamento das avenidas Júlio César e Pedro Álvares Cabral, em Belém. A rotatória é um desvio provisório que vai servir para liberar o cruzamento entre as duas avenidas para o andamento das obras do projeto Ação Metrópole, do Governo do Estado, que prevê a construção de um elevado e um trevo no local. A liberação era aguardada desde a segunda-feira, 26, mas foi adiada várias vezes em decorrência da falta de sinalização e dos problemas apresentados na pavimentação asfáltica.
Segundo o engenheiro Luís Moura, coordenador do projeto, o novo prazo é definitivo e não corre o risco de ser alterado mais uma vez. 'Até o final da semana estaremos com tudo pronto, mas vamos aguardar até sábado justamente por ser antevéspera de um feriado e aí teremos o domingo e a própria segunda-feira, quando o tráfego será menor para que as pessoas possam se adaptar melhor à mudança', afirmou. A nova sinalização - tanto vertical quanto horizontal - obedecem às exigências feitas pela Companhia de Transporte de Belém (Ctbel), que também confirmou o novo prazo. 'Estivemos no local e verificamos que já foram colocadas placas e sinalização na pista, que eram necessárias para a liberação da rotatória', explicou Joaquim Souza, diretor de Trânsito da companhia.
A falta de sinalização foi um dos entraves para a liberação da rotatória no prazo previsto. A outra foi o problema com a pavimentação asfáltica do trecho. De acordo com Moura, as características do solo, especificamente na área localizada em frente ao Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), na Pedro Álvares Cabral, não sustentaram o asfalto, que acabou cedendo. Ainda segundo ele, o problema já foi resolvido com a substituição do solo. A partir de sábado, quando deve começar a funcionar a rotatória, o semáforo de quatro tempos, que hoje orienta o fluxo de veículos no local, será retirado do cruzamento. Tanto os condutores que seguirem pela Júlio César quanto os que trafegarem pela Pedro Álvares Cabral, nesse trecho, terão, obrigatoriamente, que utilizar a rotatória.
Durante os seis meses previstos para a utilização do desvio - até maio de 2010, quando deve ser inaugurado o complexo viário do Ação Metrópole - a Ctbel promete manter, no local, agentes para orientar condutores e pedestres. O serviço começou antes mesmo da liberação, com a distribuição de panfletos sobre as mudanças, mas mesmo assim ainda existe muita desinformação. Inicialmente, a Ctbel vai manter oito agentes ao longo da rotatória, durante o dia, e uma viatura circulando no local, durante a noite. Os agentes serão divididos em grupos de dois e vão se concentrar, principalmente, nos quatro pontos de convergência de veículos da rotatória. A velocidade permitida no desvio será a mesma das vias, ou seja, 60 km/h. Os agentes de plantão no local têm orientação para multar possíveis infrações.

5 comentários:

  1. Marca logo para 1º de abril, ninguém acredita mesmo no duciomal.

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  2. Que tal uma pesquisa para dar nome à rotatória? Sugiro Godot!

    Abraços.

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  3. Kkkkkkkkkkkkkk.
    Bia, sua sugestão merece uma postagem.
    Sinceramente.
    Vou fazê-la mais tarde.
    Abs.

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  4. Poster,

    Favor citar a sufestão do nome para "ROLETRANDO".

    Obrigado.

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  5. Estava demorando! Com a antecipação do calendário eleitoral, chistes, chacotas e afins costuma ser comuns. Tudo bem, não se pôde liberar de acordo com o prazo anunciado para 26 uma rotatória, diga-se de passagem, provisória, agora fazer tempestade com isso é factóide de falta de agenda. Em qualquer obra de grande impacto como essa, seu cronograma segue muitas vezes imprevistos, mas corrigidos em nome da prudência. Os graves acidentes em Belém já têm sido provas suficientes para se atuar com prudência e bom senso e foi o que governo e Ctbel fizeram. É claro que durante 06 meses haverá contratempos, mas o resultado final, todos sabem será superior ao ônus. É bom lembrar que há tempos um governador que hoje mora em São Paulo, passou 05 anos para duplicar a Júlio César,num raio de extensão da Alte. Barroso ao Aeroporto. Um outro, esse recente, iniciou seu governo com a promessa de abrir uma nova via, a atual Brigadeiro Protásio, para a construção de um Centro de Convenção, e passou todo o seu mandato consumindo milhões para abrir a tal Avenida - em extensão menor ainda, da Duque à Júlio César - e não concluiu o Hangar. Veja bem, 04 anos para fazer uma rua e um Centro de Convenções inacabado. Por que não esperar uma semana para uma rota provisória?

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