De um Anônimo, sobre a postagem “O paraense é que se coloca na condição de se sentir menor”:
Ah, caríssimo, como você está no Pará somente há seis anos, é claro que ainda não teve tempo de conhecer a história dos 500 anos de exploração do Norte pelo Sul, rs, rs, rs.... Quer um exemplo?
Dou-lhe dois: 1) Tucuruí manda dois terços da sua energia para fora do Pará, enquanto muitos municípios do Estado ainda poluem a atmosfera com usinas termoelétrica. 2) A Vale do Rio Doce tira do nosso subsolo uma fortuna e nos deixa, além dos buracos, só uns caraminguás para alegria dos trouxas. Mas tem mais, muitos mais exemplos, caríssimo.
PB, enquanto isso, aqui nos USA, tem um garoto de seis anos voando pelos ceus em um balao de fabricacao caseira e helicopteros tentando resgata-lo. Pelo jeito, o Padre de Sao Paulo inaugurou uma nova modalidade.
ResponderExcluirhttp://www.eastvalleytribune.com/story/145826
Abc.
PB, o balao está no chao e o moleque nao estava no balao.Que nem o Padre. Isso é que eu chamo de viagem.
ResponderExcluirR
Essa exploração se deve, principalmente, pela inércia dos nossos governantes, dos nossos políticos que não tem compromisso com o Pará.
ResponderExcluirSe a Vale, por exemplo, suga as riquezas do solo paraense, isso deve ser debitado à incompetência e ao servilismos dos governantes e políticos do Pará.
Até o Maranhão suga muito do Pará, seja pela imigração desenfreada e constante de maranhenses, como na saida dos minérios do Pará pelo porto de Itaqui.
O Sarney sempre levou vantagem em tudo. E por que? Porque ele foi mais competente na "briga" nas esferas federais.
Já fiz um comentário sobre isso no post: “O paraense é que se coloca na condição de se sentir menor”. Não é possível 500 anos de exploração do Norte pelo Sul... O Brasil tem pouco mais de 500 anos e começou a ser colonizado pelo Nordeste e pelo Norte. Se teve alguem que explorou o norte há 500 anos foram os portugueses, já que eramos simplesmente colônia (alguém lembra do ciclo da Borracha?). O sudeste e principalmente o sul eram inexpressivo econômicamente no início do período colonial, somente bem mais tarde foi colonizado por povos europeus e também orientais muito pobres que vieram para o Brasil fugindo de guerras e em busca de oportunidades melhores. Chegaram aqui passando fome, praticamente, mas trataram de colocar mãos a obra por lá mesmo (trabalharam na própria região e conseguiram desenvolvê-la, principalmente com produção agrícola). E a Vale não deixa só buraco, gera empregos, tributos para o estado e deixa também royalties altíssimos... onde está esse dinheiro, hein povo? Onde é aplicado??? E o Estado poderia ganhar ainda mais dinheiro caso o embarque do minério se desse nos portos do Pará, mas não, perderam mais esta para o Maranhão (o Maranhão?!). Não posso concordar com essa lamentação sobre "exploração". Gente, atitude!!!! É isso qe está faltando.
ResponderExcluirSou paraense e concordo com o comentário de que somos explorados, mas também já tô de saco cheio desse papo furado:"há! coitado de nós... e blábláblá!" A informação tá rolando de graça por aqui, mas neguinho só gosta mesmo é de acessar merda na net! A verdade é que não temos mobilização social, como consequencia não temos políticos que representem e lutem por nossas necessidades. Elegemos pessoas que durante quatro anos fazem o que bem entendem, que praticam seu desrespeito por nós com atos ilícitos e até utilizando o dedo da mão.
ResponderExcluir