quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Blog defende indicação de Toffoli para o Supremo

Do Consultor Jurídico

Procuradores do Estado e advogados públicos criaram um blog em defesa da indicação do advogado-geral da União José Antônio Dias Toffoli para ministro do Supremo Tribunal Federal. Para o presidente da Anape (Associação Nacional dos Procuradores de Estado), Ronald Bicca, está em andamento “uma campanha sórdida na tentativa de desmoralizá-lo". Ele diz: "Conhecemos seu trabalho e não concordamos com a tentativa de execrá-lo”.
Além da Anape, já postaram mensagens de apoio a Toffoli a Ajufe (Associação dos Juízes Federais), a ADPF (Associação dos Delegados da Polícia Federal), a Unafe (União da Advocacia Pública Federal), o Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal, o Foancate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado) e a APCF (Associação nacional dos Peritos Criminais Federais).
Na última quarta-feira (16/9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou mensagem ao Senado indicando o nome de Toffoli para ocupar a vaga no Supremo, aberta com a morte no último dia 1º de setembro do ministro Carlos Alberto Menezes Direito. O Senado começa o processo de avaliação da indicação, nesta quarta-feira (23/9), quando o relator da proposta, senador Francisco Dornelles (PP-RJ) apresenta o seu relatório perante a Comissão de Constituição e Justiça. A inquirição do candidato pelos senador da CCJ deve acontecer na quarta-feira da semana que vem (30/9).
Nesta terça-feira (22/9), o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogdos do Brasil, Cezar Britto, enviou ofício ao presidente Lula, felicitando-o pelo acerto da escolha e pela indicação de um nome da advocacia. No ofício, Britto refuta a idéia de que Toffoli estaria menos preparado para julgar por só ter experiência na advocacia: "Mais que qualquer outra área desse vasto e complexo universo, a advocacia propicia a aquisição de ampla e profunda experiência, no trato direto com os dramas e complexidades da existência humana", diz o presidente da OAB.

Mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário