quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Aulas suspensas no interior

No AMAZÔNIA:

Os mais de 900 professores do Estado que atuam no Sistema Modular de Ensino no interior do Pará ameaçam não retornar às salas de aula enquanto as gratificações referentes a custos de deslocamento não forem pagas. A associação que representa a categoria estima que 27 mil alunos de 398 localidades espalhadas pelo interior, incluídas no programa, ainda não voltaram às aulas porque estão sem professor. Ainda não há previsão para o retorno.
Ontem, pelo segundo dia, representantes da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e dos docentes do Sistema Modular se reuniram em Belém para discutir novamente a questão. A liberação do pagamento das gratificações, segundo Alessandro Ribeiro, um dos diretores da Associação de Professores do Sistema de Organização do Ensino Modular (Apsome), 'é mais política do que técnica' e depende, fundamentalmente, 'de uma postura mais responsável do governo em relação à educação no interior'.
Em reunião na última segunda-feira, a Seduc orientou os professores a elaborar uma nota técnica sobre os motivos para o pagamento da gratificação. O documento embasará o pedido à junta governamental, formada pelas Secretarias de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof), de Governo (Segov) e da Fazenda (Sefa), para a liberação do pagamento das gratificações. Até ontem, o documento não havia sido elaborado.
A Seduc, ainda na segunda-feira, informou que o pagamento dos salários atrasados dos 46 professores temporários que foram distratados e readmitidos, por ordem da governadora, será liberado até o final de agosto.
O atraso no pagamento de salários, que segundo a Apsome já dura quatro meses, é o segundo ponto na lista de reivindicações de professores do Sistema Modular do Pará. Há também reclamações sobre condições de trabalho e moradia no interior e falta de material didático para as aulas em localidades mais afastadas.
Noventa e cinco municípios do Pará contam com o Sistema de Ensino Modulado do Estado. Por este método, cada ano letivo é dividido em quatro módulos, cada um deles, com 52 dias de aula.

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