segunda-feira, 6 de julho de 2009

A UFPA em dois tempos

Do novo reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carlos Maneschy, na cerimônia de transmissão de cargo:

Sei como são grandes os desafios postos à frente na busca dos objetivos traçados. Mas não me intimido com o que está por vir, porque estou apoiado por uma excelente equipe, comprometida com o projeto que construímos coletivamente. E também porque acredito no desejo, na capacidade e no envolvimento de cada um de nossos professores e técnicos-administrativos enquanto agentes essenciais na solidificação da liderança desta Universidade.
Acredito, firmemente, na parceria com os governos federal, estadual e municipais e na força da representação parlamentar paraense.
Convoco-os, a partir de agora, a dar rumos a este projeto, que quer se fazer aberto no desejo de comprometer a UFPA com as urgentes mudanças sociais. Que quer deixar para trás o provincianismo do culto às personalidades e se constituir como referência ativa para a sociedade, em um ambiente de amplo respeito e permanente integração.


Do ex-reitor da UFPA, Alex Fiúza de Mello, ao se despedir da comunidade universitária:

A minha experiência na reitoria foi extraordinária, única, singular. Exige, é verdade, o tempo integral. Há muitas coisas com as quais é impossível conciliá-la. Houve sacrifícios, sim. Porém, sacrifícios que não me pesaram como um fardo porque estava consciente da necessidade deles. Em nenhum momento lamentei por estar na reitoria, por ser injustiçado, por receber calúnia. Na verdade, se alguém ocupa um cargo público como este, sem saber de antemão que corre estes riscos, é ingênuo, não devia tê-lo assumido. Temos de entender o jogo social, as relações humanas. A universidade é feita de todos os tipos de pessoas como qualquer outro setor da sociedade. Aqui existem pessoas excelentes, pessoas medíocres, pessoas com boas intenções, pessoas com más intenções, pessoas sérias, pessoas irresponsáveis, pessoas de caráter, pessoas sem caráter. A única diferença é que tanto as pessoas de caráter como as sem caráter, aqui, têm doutorado. Essa é a única diferença. Nunca perdi de vista isto, nem a dimensão da instituição.

Clique aqui para ler a íntegra do discurso de Maneschy.
Clique aqui para para ler, na íntegra, o balanço do ex-reitor Alex Fiúza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário