sábado, 25 de julho de 2009

Seduc mantém o início das aulas no dia 3

No AMAZÔNIA:

O início das aulas nas escolas da rede pública estadual está mantido para o dia 3 de agosto. A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) não vai suspender o retorno por causa de possíveis ameaças de contágio de estudantes pela gripe A nas dependências das escolas. De acordo com a coordenadora de matrícula, Suely Domont, as secretarias estaduais de Educação e de Saúde, vão atuar de forma articulada nas instituições de ensino, orientando a comunidade escolar sobre as formas de contágio da doença e como se prevenir. Ela explica que se for identificado algum caso suspeito nas escolas, as duas secretarias tomarão providências para atender às vítimas e encaminhar para tratamento. Mas, a coordenadora garante que não há motivo para suspender o retorno às aulas, inclusive, porque o calendário letivo deste ano já está atrasado por causa da greve de professores que durou 40 dias no primeiro semestre.
Suely afirma que a Seduc vai providenciar a distribuição de panfletos educativos sobre prevenção à gripe, além de orientar a direção das escolas a se reunir com pais, professores, servidores e toda a comunidade estudantil, a fim de repassar as orientações sobre a doença, conforme determinação do Ministério da Saúde. Ela acentua, que diferentemente de outros Estados do Sudeste e Sul do País, onde o calendário escolar poderá ser afetado pela pandemia de gripe A, no Pará a situação não precisa ser modificada porque estamos em período de poucas chuvas.
Reposição - O calendário escolar 2009 será retomado dia 3 em todas as escolas estaduais, mas o final do segundo semestre letivo será diferenciado em 35% das escolas, de acordo com os dados da Seduc. Segundo a coordenadora de Matrícula, 65% das escolas não aderiram à greve do semestre passado, por isso, prosseguirão com o calendário escolar oficial elaborado pela secretaria normalmente. Para a outra parte das escolas que aderiram ao movimento grevista deflagrada pelos professores e que durou 40 dias seguidos e 28 dias letivos, a reposição das aulas terá que ser garantida, por isso, o calendário será alterado.
O calendário oficial prevê que o término das aulas para as escolas que não grevaram será no dia 8 de janeiro de 2010 e o início do próximo ano letivo será dia 17 de fevereiro de 2010. Já as escolas que paralisaram o calendário terá que se estender até o dia 10 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário