De um Anônimo, sobre a postagem Rotam mata adolescente:
Passagens pela "faculdade" Espaço Recomeço.
Passagens pela Polícia e Justiça.
Duas situações que são constantes nos relatos de crimes em Belém.
E a eterna pergunta se faz: e por que estão livres, leves e soltinhos, lépidos e faceiros, essas figurinhas carimbadas do mundo do crime?
Seriam fugitivos? Quase sempre não.
Ou seria a eterna ausência da dona justiça?
Ágil como um paquiderme obeso; cega, surda, muda e afogada em burocracia e montanhas de processos engavetados, essa é a justiça.
Com o agravante das leis penais suaves e repleta de benefícios e artifícios para tornar a "estadia" dos condenados na cadeia (quando condenados, o que é raro) a mais curta possível.
Essa é a ciranda da impunidade, elemento principal que deixa a população entregue nas mãos da bandidagem, pois eles sabem que o castigo sempre será raro e leve.
O Diretor do DETRAN nomeia o Tenente Coronel da PM RUY CELSO LOBATO DOS SANTOS para ser Diretor Técnico Operacional do órgão que aplica as multas de trânsito e Membro do Conselho Estadual de Trânsito, estância máxima de recursos das multas e onde decidem sobre destinos de milhões de reais em multas aplicadas. O TEN CEL RUY é acusado de desvio de mais de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) reais da PMPA quando era Presidente da Comissão de Licitação no Comando do CEL PM VIEIRA e MANOEL SANTINO, e responde na Justiça do Estado por IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA.
ResponderExcluirProcesso: 2006.1.079932-0, AÇÃO CIVIL PÚBLICA POR ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
Juiz JOSE TORQUATO ARAUJO DE ALENCAR, 1ª VARA DE FAZENDA DA CAPITAL
Impetrante - MINISTERIO PUBLICO DO ESTADO DO PARA
Valor R$: 559.225,79
JOAO PAULO VIEIRA DA SILVA (CEL PM R/R) - IMPETRADO
CLAUDIO FERNANDO DE SOUZA SANTOS (TEN CEL R/R) - IMPETRADO
RUY CELSO LOBATO DOS SANTOS (TEN CEL PM) - IMPETRADO
IVONILDA MARIA DE ARAUJO BARBOSA - IMPETRADO
LUZIMAR REINALDO BARROS GONCALVES - IMPETRADO
REINALDO WILLIANS DE ALMEIDA GONCALVES - IMPETRADO
DIÁRIO OFICIAL Nº. 31438 de 12/06/2009
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO ESTADO DO PARÁ
PORTARIA Nº 1409/2009-DG/CDRH, DE 10.06.2009
O Diretor Geral do Departamento de Trânsito do Estado do Pará – DETRAN/PA, usando de suas atribuições que lhe são conferidas por lei; R E S O L V E NOMEAR o senhor RUY CELSO LOBATO DOS SANTOS, para exercer o Cargo em Comissão, DAS-05, de Diretor Técnico Operacional deste Departamento. Os efeitos desta Portaria entrarão em vigor a partir desta data.
ALBERTO CAMPOS RIBEIRO
Diretor Geral.
DIÁRIO OFICIAL Nº. 31457 de 09/07/2009
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO ESTADO DO PARÁ
ATA DA 5.ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO ESTADUAL DE TRÂNSITO
REALIZADA EM 09 DE MARÇO DE 2009
Aos nove dias do mês de março de dois mil e nove, o Conselho Estadual de Trânsito – CETRAN/PA reuniu-se no Departamento de Trânsito do Estado do Pará, Avenida Augusto Montenegro km 03, s/n, Belém - PA, contando com a presença de seus integrantes, Luiz Otávio Maciel Miranda, representante do Departamento de Trânsito do Estado do Pará; Maj. QOPM Willams Antônio Damasceno Chagas, representante da Companhia Independente de Polícia Rodoviária; Cel. QOPM José Osmar de Albuquerque Rocha Neto e TEN. CEL. RUY CELSO LOBATO DOS SANTOS, representante da Polícia Militar do Estado do Pará; Candido José Costa Ferreira Araújo Filho, representante da Secretaria de Estado de Transportes
Caro Paulo,
ResponderExcluiré compreensível, embora não aceitável, o desabafo do anônimo, pela insegurança generalizada e pela prática de crimes especialmente por jovens. Não é à toa que 70% dos que estão no sistema prisional do Pará tenham entre 18 e 29 anos. Mas, o que será que aconteceu em duas ou três gerações? Os jovens nascem malvados e os do meu tempo nasciam bonzinhos?
No próprio desabafo estão os argumentos que podem explicr parte dessa tragédia cotidiana.
O Espaço Recomeço, o famigerado EREC, não é uma faculdade de crimes. Sequer é isso. É o esgoto de uma sociedade cega, cruel e hipócrita, que sabe que as coisas são como são, mas só se borrece com a água nos calcanhares.
Recentemente o MPE pediu o afastamento da presidente da FUNCAP, responsável pelo funcionamento desse esgoto juvenil. Discutiu-se se era justo ou não, legal ou não o MPE decidir quem sai ou entra no estado. E ficou por isso mesmo.
Hoje ou ontem uma delegada desesperada denuncia as terríveis condições da sua carceragem. Terríveis não só porque os presos têm condições animalescas de vida e saúde, mas porque nada do que se poderia acreditar como uma punição, um aprendizado ou um recomeço de vida acontecerá a partir dali. E há pelo menos três décadas escuto e leio sobre a falência do sistema prisional brasileiro. Enquanto isso o Ministro da Defesa veste sua fardinha de Rambo e deita a falar besteiras.
A rincidência é estatisticamente elevada. Não lembro o percentual mas isto saiu na imprensa semana passada. e qual é a nossa surpresa? Se para entrar e permanecer é o caminho do inferno, quais as medidas de apoio para quem consegue sobreviver e sair?
Voltando aos jovens infartores. O ECA jamais foi aplicado. Nem o Judiciário, nem o Executivo e menos ainda o Legislativo importam-se com ele. Serve apenas para desculpas sobre o aumento da criminalidade juvenil. Mas sua aplicação jamais - repito, jamais -foi efetivada.
As medidas sócio educativas previstas no ECA fariam com que o EREC pudesse ser uma faculdade de cidadania para quem foi privado dela desde o nascimento. A Justiça não vê, o Governo não ouve e nós nos calamos. Três macaquinhos.
Desculpe o texto longo e recorrente. Repetitivo como o são as ocorrências e os tristes desabafos.
Um abraço, anônimo.
Abração, Paulo.