terça-feira, 7 de julho de 2009

Número de crianças perdidas sobe para 71, 29%

No AMAZÔNIA:

O número de crianças perdidas nas praias de 40 balneários do Estado aumentou em 29% no primeiro final de semana de julho deste ano, em relação ao mesmo período de 2008. O número saltou de 55 para 71 menores que se perderam dos pais, segundo balanço da Operação Veraneio 2009, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.
Os princípios de afogamento também aumentaram no primeiro final de semana do verão paraense, em comparação com o veraneio de 2008. O crescimento foi de 27,1%, subindo de 26 para 33 casos. Mas o número geral de ocorrências, no entanto, diminuiu em 18,6%. No total foram 240 registros em 2009 contra 287 feitos no ano passado. A estatística da corporação mostra ainda que houve 34 acidentes com animais marinhos e 26 ferimentos com objetos cortantes.
As praias Grande e do Amor, no distrito de Outeiro, em Belém, foram as localidades com maior número de ocorrências no primeiro final de semana de julho de 2009. Dos 47 registros feitos pela equipe do Corpo de Bombeiros, nada menos do que 37 foram casos de crianças perdidas. Em seguida, a praia de Beja, em Abaetetuba, aparece com 33 ocorrências, sendo a principal delas curativos, 17, seguido de acidentes com animais marinhos em número de cinco, quatro crianças perdidas e três pessoas embriagadas, são alguns exemplos.
Na praia do Atalaia, em Salinópolis, dos 30 registros, metade foi de crianças perdidas e 12 foram acidentes com animais marinhos. Mas foi na praia do Tucunaré, em Marabá, que os bombeiros registraram o maior número de princípios de afogamento. Das 16 ocorrências, 15 demandaram ação imediata de salvamento pelos guarda-vidas. Em Bragança, a praia de Ajuruteua foi responsável por 13 registros, a maior parte deles, o total de oito, acidentes com animais marinhos, que nada mais é a queimadura por água viva.
Para o próximo final de semana, o Corpo de Bombeiros pretende intensificar o apelo aos pais para que tenham mais cuidado com as crianças não apenas colocando a pulseira de identificação distribuída nas praias, mas principalmente orientando que se evite o abuso do álcool. Um folder com dicas de segurança também vai ser entregue aos veranistas.
O esquema de segurança da corporação no verão 2009 conta com quatro botes do tipo flexboat, 15 lanchas, duas ambulanchas, um jet ski, um quadriciclo e um helicóptero para situações de emergências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário