domingo, 5 de julho de 2009

Falta água em 500 mil casas

No AMAZÔNIA:

Mais de meio milhão de casas devem amanhecer hoje sem água na torneira. De 6h até às 12 h, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) vai interromper o abastecimento de água em 17 bairros da Região Metropolitana de Belém para ajustes e monitoramento do transformador reserva que está dando suporte para Estação de Tratamento de Água do Bolonha.
Será suspenso o abastecimento no 9º setor (Pedreira), 8º setor (Jurunas), 7º setor (Terra Firme), 6º setor (São Brás e Canudos), 4º setor (Guamá), Marambaia e em toda a área de expansão de Ananindeua. O que representa 60% do abastecimento garantido atualmente.
Segundo o presidente da Cosanpa, Eduardo Ribeiro Junior, a medida é necessária para fazer o acompanhamento das operações realizadas após o curto-circuito e da explosão que afetaram todo o sistema de controle e de cabeamento subterrâneo que distribui energia para a Estação de Tratamento de Água do Bolonha e para as Estações Elevatórias de Água Tratada e de Água Bruta do lago na noite da última quarta-feira, problema que só foi contornado por volta de 3h da sexta-feira. 'Vamos precisar fazer uma parada pelo domingo (hoje) para que a gente possa fazer revisão de todos estes serviços que foram feitos em caráter emergencial no sentido de restabelecer no menor prazo possível o abastecimento para população e também complementar os serviços que precisam ser complementados', informou.
Desde o incidente a ETA Bolonha está funcionando com apenas 75% de sua capacidade. 'Não podíamos voltar com toda nossa capacidade de bombeamento do Bolonha para cidade. Recebemos a recomendação dos técnicos que o retorno desta operação se desse de forma assistida e monitorada e também que este retorno do bombeamento fosse feito em escala, por isso, à medida que formos assegurando o pleno funcionamento do sistema, ampliamos esta capacidade', afirmou. As causas do curto-circuito ainda não foram esclarecidas. Uma das poucas coisas que sabe até o momento é de que o sistema de proteção - que poderia evitar os danos no transformador - não funcionou no momento do incidente. Um laudo do Corpo de Bombeiros deve ser emitido na próxima semana. Já a Comissão técnica da Cosanpa responsável pela investigação do sinistro tem um prazo de 15 dias para emissão de um parecer. A Companhia informou que já tomou todas as providências para que o incidente não se repita. 'Não sabemos ainda o que originou a pane, mas posso assegurar que agora ele (o sistema) está ativado e não oferece mais riscos. O transformador reserva também já passou por vários testes e está em condições operacionais', afirmou.
Até o total restabelecimento do bombeamento de água da ETA Bolonha, Eduardo Ribeiro recomenda que a população evite o desperdício, não deixando torneiras abertas por muito tempo. 'Quando falta água, muita gente sai de casa deixa a torneira aberta ou fica esperando a água voltar com a torneira aberta. Isso faz com que seja gerada uma demanda acima da capacidade normal. À medida que a população começar a acreditar de novo que a água chega, há uma tendência de reduzir este consumo, por isso, é preciso neste momento evitar o desperdício', recomenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário