segunda-feira, 6 de julho de 2009

Domingo de sufoco sem água

No AMAZÔNIA:

O domingo foi de sufoco para os moradores de 17 bairros da Região Metropolitana de Belém. Por conta dos serviços de monitoramento e manutenção do transformador reserva que está dando suporte para Estação de Tratamento de Água (ETA) do Bolonha, o abastecimento de água foi suspenso por seis horas, ontem. Quem não se precaveu armazenando água com antecedência, teve que contar com a solidariedade dos vizinhos para garantir pelo menos as necessidades básicas do dia, como tomar banho, cozinhar e limpar a casa.
Desde as 6 horas foi suspenso o abastecimento nos bairros da Pedreira, Terra Firme, Jurunas, São Brás, Fátima, Canudos, Sacramenta, parte de Nazaré, Cidade Velha, Guamá, Marambaia, Cremação, Reduto, Umarizal, Batista Campos, Comércio, Cidade Nova e demais áreas de expansão de Ananindeua. A ETA Bolonha é responsável por 60% do abastecimento da cidade.
De acordo com o presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Eduardo Ribeiro Júnior, a medida foi necessária para fazer o acompanhamento das operações realizadas após o curto-circuito e a explosão que afetaram todo o sistema de controle e de cabeamento subterrâneo que distribui energia para a Estação de Tratamento de Água do Bolonha e para as Estações Elevatórias de Água Tratada e de Água Bruta do lago na noite da última quarta-feira - problema que só foi contornado por volta de 3h da sexta-feira.
'Vamos precisar fazer uma parada pelo domingo para que a gente possa fazer revisão de todos estes serviços que foram feitos em caráter emergencial no sentido de restabelecer no menor prazo possível o abastecimento para população e também complementar os serviços que precisam ser complementados', informou Eduardo Júnior.
Na residência de Natalina Costa, panelas, baldes e grandes cestos com água dividiam espaço com os demais móveis da casa. Tudo para garantir que, diferente das últimas quinta e sexta-feira, houvesse água suficiente para executar as tarefas diárias. 'Pelo menos desta vez não fomos pegos de surpresa, deu para guardar bem água nas vasilhas. Foi muito ruim aqueles dias que a gente passou sem água na torneira, não dava para fazer nada', afirmou a dona de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário