O horário é 11h. A data é a próxima sexta-feira. O local é o Auditório do Instituto de Letras e Comunicação, no Campus do Guamá, da Universidade Federal do Pará. Trata-se da inauguração oficial da Rádio Web UFPA. Após dez anos de pesquisa sobre o radiojornalismo na Amazônia e depois de quatro meses funcionando em caráter experimental, professores e estudantes da Faculdade de Comunicação comemoram a estreia da nova programação do mais recente veículo de comunicação da Universidade.
A partir do dia 29, irão ao ar cinco novos programas, cobrindo as principais atividades desenvolvidas pela Instituição: UFPA Ensino (sobre as mais diversas temáticas envolvendo o ensino superior, médio e fundamental), UFPA Pesquisa (a divulgação científica é o foco principal do programa), UFPA Comunidade (os projetos que beneficiam diretamente a sociedade são o destaque), UFPA Debate (temas do cotidiano analisados a partir de vários pontos de vista) e Universidade Multicampi (trazendo a produção científica, acadêmica e cultural do interior do Estado).
No Brasil, das 58 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) existentes, 13 possuem emissoras de rádio AM ou FM, na versão on line. Entre os vários objetivos do novo veículo de comunicação, a Rádio Web UFPA pretende aliar a versatilidade do webjornalismo ao tradicional modelo radiofônico, em prol do intercâmbio científico, cultural e acadêmico.
“Nossa meta é que possamos socializar o conhecimento produzido na UFPA dentro e fora do país, além de promover o debate democrático e plural de ideias. E mais, a Rádio será, também, um polo de formação sobre rádio”, explica a coordenadora da Rádio Web, profesora Luciana Miranda. O projeto já completou dois anos e contemplou a compra de equipamentos, a formação de um grupo de estudos sobre rádio e a adequação do espaço físico na Faculdade de Comunicação. “Para isso, temos contado com o apoio de professores, alunos e de vários setores da UFPA, como o CTIC, a Fadesp, a Facom e a própria Reitoria, além de uma empresa de comunicação”, complementa.
Mais que um site
No formato do web e pautada pela divulgação científica, a Rádio Web também terá um novo site (www.radio.ufpa.br), no qual o usuário, além de ouvir a programação diária e ininterrupta, terá acesso a um banco de dados (texto e áudio). Desta forma, o usuário (professores e alunos de qualquer instituição ou demais interessados) poderá acessar as informações veiculadas, ouvi-las novamente ou "baixá-las", armazenando-as em seu computador pessoal para uso futuro ou imediato. Os programas sobre as mais diversas temáticas poderão ser ouvidos colocando-se "palavras-chave" no site da Rádio, como "aquecimento global" ou "literatura comparada”.
“Na nova página inicial da Rádio, o internauta irá encontrar as notícias mais recentes ou a divulgação dos programas que irão ao ar. Cada programa terá sua página específica, com informações específicas e edições anteriores, por meio do banco de dados”, explica o estudante de Comunicação Social e um dos responsáveis pela manutenção do site da Rádio, Ezequias Ferreira Nascimento.
Fonte: Assessoria de Imprensa da UFPA
Sou formado pela UFPA (mas em área completamente diferente) e acho a iniciativa excelente, apesar de que aparece bem tardiamente. Não apenas a produção de uma rádio virtual, mas também uma rádio tradicional, FM, se não sozinha (acredito que uma instituição com o tamanho da UFPA tem sim esse cacife) se unindo a outras instituições públicas e particulares. E produção televisiva tb, por que não? Com insersões em canais locais, da tv aberta ou fechada. A UFPA faz parte da sociedade paraense e acredito e acho que assim deve ser. Agora, queria entender pq não há um jornal feito pelos próprios alunos voltado a toda a comunidade acadêmica, como em várias outras universidades pelo mundo. òtima iniciativa, mas que venham várias outras.
ResponderExcluir