No Blog do Castagna Maia, sob o título acima:
O Banco Central alterou a projeção do PIB para baixo. Segundo a explicação dada, “os efeitos da crise foram maiores do que o previsto”.
II
Não temos o problema do “subprime”, não temos problemas com hipotecas. A crise mundial, é claro, afeta nossas exportações, e isso era previsto.
III
Se não temos subprime, se nosso sistema financeiro não tinha os problemas de “contágio” com aqueles títulos da área imobiliária norte-americana, por que a crise chegou, agora, com mais força?
IV
A resposta é clara. O Banco Central importou a crise. O Banco Central se recusou a reduzir a taxa de juros tão logo sinalizada a diminuição da economia mundial. Só que o Bacen não fez isso. E agora divulga a “novidade”: os efeitos da crise chegaram mais forte do que o previsto. O mundo TODO baixou taxas de juros. Menos o Brasil, menos Meirelles. E agora fica “surpreso” com a redução da expectativa do PIB.
V
O governo todo tenta aquecer a economia. São projetos, iniciativas, financiamentos. Só que o Banco Central consegue acabar com tudo isso. Na próxima eleição, quero votar em quem manda. Eu quero votar para Presidente do Banco Central.
Nenhum comentário:
Postar um comentário