O advogado e agente Comissão Pastoral da Terra (CPT) José Batista Afonso receberá no próximo dia 1º de abril – e não é mentira, não -, no Rio de Janeiro, a medalha Chico Mendes de Resistência.
José Batista é mineiro. Nasceu no Vale do Jequitinhonha em 28 de fevereiro de 1964. Veio para o Pará na década de 70, junto com sua família. Em Conceição do Araguaia, entrou para o seminário.
Fez todo o curso de Teologia no Ipar (Instituto de Pastoral da Arquidiocese) de Belém. Depois de ter atuado na região de Conceição, foi para Marabá como agente da CPT. Exerceu ainda o cargo de coordenador da CPT/Pará.
Atualmente, também participa da Rede Nacional de Advogados Populares (Renap).
Acho louvável este reconhecimento, até porque este causídico sempre lutou contra os desmandos do latifundio na Comissão Pastoral da Terra, mas tudo tem um preço - o mesmo está respondendo a um crime na Justiça Federal que claramente possui um fundo de perseguição por sua atuação a favor dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.É um corajoso este Batista... Ele nada contra a maré, como muitos advogados e advogadas que ousam defender os direitos humanos nesta Terra sem Direitos. Parabéns ao Advogado e parabéns aos outros advogados que também lutam contra a maré como a Celina do CEDECA, Mary Cohen, da OAB, Marco Apolo, Leslie e Ana Cláudia da SDDH.
ResponderExcluir