No AMAZÔNIA:
O presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Raimundo Pinheiro, disse que separar o arraial do Círio é como 'arrancar a página da história'. 'É como se tivessem tirando o próprio círio das pessoas, a própria corda. Porque depois de caminhar, é natural que à tarde, à noite, as pessoas peguem as famílias e se desloquem para lá. No momento em que se tira o arraial, não se tem o Círio completo', justificou.
Outro forte motivo para manter o arraial com o parque de diversões é a tradição que não se restringe a Belém. 'Nos outros círios pelo interior do Estado, quase todas as famílias vão para o arraial. É como se fosse a continuidade do Círio. Muita gente nem leva os filhos na procissão, mas faz promessa de levar o filho no arraial', arrematou.
Raimundo Pinheiro não sabe a motivação da Diretoria da Festa de Nazaré, mas acredita que nenhum motivo justifica o fim da tradição, mesmo que o espaço físico não atenda mais ou se o verdadeiro motivo é a bebida comercializada na área. 'O Círio é tudo isso, como bem mostra o Auto do Círio. Tem a religião em si e a parte profana', destacou, pontuando que Belém perde dos pontos de vistas econômico, social e cultural.
O cara não frequenta o local ou, se frequentava, é adepto das parcarias que acontecem por lá.
ResponderExcluirA parte profana deve ser realizada por profanos e em locais preparados para profanos.
Aliás, quem disse que a cultura não pode ser mofificada?
Segundo o pensamento dele a farra do boi nunca vai acabar.
Sugiro que ele mude o arraial para o lado da sua casa ou para o lado onde mora o patrão, o prefeito. Quero ver quanto tempo a festa vai durar!
É por isso que Belém está um horror. Sugiro que esse sujeito seja redistribuido para a Secretaria de Limpeza Pública para aprender a primeira lição do turismo: cidade limpa.
Depois, que vá para a Segurança, para aprender a segunda lição: a segurança pública.
Por fim, mando ela a ^%&$&&&&$@^^#%$@$^#&#*&#, a fim de para de falar bobagem.
Teria, o presidente da Fumbel, coragem de levar seus filhos para o tal arraial?
ResponderExcluirHá controvérsias...
Prefiro achar que o senhor está desinformado do que "rola" por alí.
Vá lá dar uma olhadinha, vá.
Mas tome cuidado.
Deixem de bobagem, a saída é simples! Se problema é a balburdia que ocorre num espaço onde só deveria servir de lazer para nossas crianças, deixem de vender bebidas alcoolicas e pronto, acabara o problema! Simples assim.
ResponderExcluirBobagem é acreditar que a coisa é simples.
ResponderExcluirTire o arraial de lá, na totalidade, e ai sim a coisa fica simples.