segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Cidade Velha se rende à folia

No AMAZÔNIA:

O bloco 'Mangal dos Urubus' saiu às ruas da cidade, ontem, pelo quinto ano consecutivo. Com mais de 600 brincantes, o bloco, que foi criado pelos freqüentadores do bar 'The Beatles', localizado na rua Cesário Alvim, mostrou que é possível fazer um bom carnaval de rua em Belém. A concentração foi feita no bar, desde às 16 horas, e os brincantes seguiram, uma hora depois, pelas ruas do centro, ao som de marchinhas de carnaval, executadas por uma banda de fanfarra. O ponto alto do desfile foi a chegada ao Ver-o-Peso. E, ao retornar, os brincantes curtiram o show da banda 'Beatles Forever', que encerrou a programação em alto estilo.
Um dos idealizadores do bloco, o sociólogo João Cardoso, conta que o 'Mangal dos Urubus' tem o objetivo de resgatar a tradição dos blocos de carnaval em Belém. O 'Mangal dos Urubus sai às ruas, tradicionalmente, nos domingos de carnaval, e não faz ensaio. 'A nossa idéia é reunir as pessoas nesse resgate cultural no domingo de carnaval porque esta cidade é linda e é inadmissível que seus moradores se desloquem para o interior do Estado para curtir o carnaval, deixando para trás essa belíssima tradição', disse João Cardoso.
Ele explicou que o bloco faz uma alusão ao urubu, que é uma ave que já faz parte da cultura paraense e integra o cenário da área central da cidade. 'É o urubu que habita essa área da cidade, e não as garças, que são trazidas de fora', destacou o sociólogo. 'Essa ave (urubu) tem sido muito discriminada. Por isso, achamos que ela tem que ser homenageada. E é lá no Ver-o-Peso - onde há uma grande concentração delas - que ocorre a grande apoteose de nosso desfile porque lá nós nos confraternizamos com os urubus e homenageamos a cidade', complementou.
Além de camisetas com o nome do bloco e o desenho estilizado da banda 'The Beatles', os brincantes levaram às ruas estandartes com imagens de urubus confeccionadas em isopor. Houve até quem colocasse adereços na cabeça com a imagem da ave, como é o caso da autônoma Maria do Socorro Silva Oliveira, de 45 anos. 'Eu ganhei essa tiara de urubu e a coloquei para brincar o carnaval. Fazia muitos anos que eu não sabia o que era pular carnaval em bloco e estou achando tudo maravilhoso!', disse a brincante, que participou, ontem, pela primeira vez do 'Mangal dos Urubus'.
Já a comerciária Albanise Cardoso, de 34 anos, é veterana no bloco. Sai desde que ele foi formado e a cada ano leva um número maior de convidados. Ontem, ela estava com toda a família e com um adereço de cabeça feito por ela mesma. 'Eu comprei esse chapéu de guarda-chuva na cor rosa, aí pintei de preto, coloquei brilho e pluminhas prateadas para combinar com a temática do urubu e homenagear as chuvas de Belém', disse a brincante, acrescentando que desde outubro os frequentadores do bar já começam a perguntar sobre o bloco e a organizar os detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário