segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Ária emociona soprano

Uma das músicas mais recentes do compositor santareno Vicente Fonseca, "Ária para Edna", emocionou tanto a soprano Edna D’Oliveira (na foto), que ela chegou a chorar ao receber a surpresa.
Edna D’Oliveira é uma das mais importantes sopranos do cenário lírico nacional. Dona de um timbre doce e cristalino, a cantora vem se apresentando com sucesso em grandes produções operísticas nos principais teatros do Brasil: Municipal do Rio de Janeiro e de São Paulo, Theatro da Paz (Belém), Amazonas (Manaus), entre outros. Apresentou-se no México, Inglaterra, Suíça e em outros países. O talento da cantora foi reconhecido em importantes concursos de canto nacionais, sendo premiada no II Concurso Maria Callas, no III Concurso Nacional de Canto (Funarte) e o Prêmio Jovens Solistas da OSESP. Apresentou-se em várias cidades italianas como solista do Grupo Brasilessência, com o qual gravou três CDs do repertório barroco brasileiro do autor André da Silva Gomes.
Além do ciclo de canções que compôs para poemas do poeta português Fernando Pessoa, o magistrado e compositor Vicente Fonseca escreveu canções em homenagem às cantoras líricas Adriana Clis, Gabriella Pace, Luciana Bueno, Raquel Soares Pereira, Silviane Bellato, Dione Colares, Carla Maffioletti, Patrícia Endo, Madalena Aliverti, Adriane Queiroz e Edna Oliveira, bem como para as cantoras populares Jana Figarella (maxixe) e Lia Sophia (valsa). Ele também é o autor do "Hino da Justiça do Trabalho" e da série de "Valsas Santarenas" (atualmente, 75 peças).

Um comentário:

  1. A Edna é maravilhosa. E Ednéia, sua irmã, que é mezzo soprano, também. Além de Galiza, marido de Edna, que é baixo. Uma família de muito talento e simpatia. A composição do Dr. Vicente, que ele me enviou e eu tive a oportunidade de ouvir, é de fato emocionante.

    ResponderExcluir