No AMAZÔNIA:O chão do Complexo do Ver-o-Peso passou por uma lavagem geral nos últimos dois dias. Mais de 20 funcionários da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e de Economia (Secon) usaram cerca de 40 mil litros de água e baba de sabão para deixar o cartão-postal da cidade mais vistoso para os turistas que virão para o Fórum Social Mundial.
O serviço foi dividido em duas etapas. Na tarde de quinta-feira foram lavadas as áreas da Feira do Açaí, de venda de camarão, farinha, frutas e refeições. Ontem, foi a vez das imediações de venda de peixe, ervas e polpas. Os mais de 20 homens da lavagem não prejudicaram o trabalho daqueles que normalmente já atuam no local fazendo a varrição e a fiscalização. A água utilizada foi armazenada em dez carros-pipa.
A preocupação não foi apenas com a limpeza, mas também com a manutenção da higiene no Mercado Ver-o-Peso. A fiscalização será intensificada a partir da próxima segunda-feira, 26, véspera da abertura do Fórum. Os agentes da Secon vão orientar os feirantes e demais trabalhadores da área sobre a importância da organização do mercado informal no espaço público, principalmente durante o evento, que deve atrair cerca de 80 mil pessoas para a capital.
Os fiscais organizarão a venda nas barracas, no sentido de diminuir o excesso de materiais e alimentos, para que o espaço do pedestre seja preservado. O calçadão do Ver-o-Peso também será liberado para o ir e vir dos visitantes. Uma programação cultural está sendo elaborada pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), em parceria com os próprios feirantes, durante o período do evento.
É um absurdo que essa limpeza não seja feita pelo menos uma vez na semana, ainda mais considerando que se trata de um cartão postal da cidade.
ResponderExcluirA cidade, antes de ser preparada para turistas eventuais (e põe eventual nisso), deveria ser cuidada para seus habitates, porque são os que pagam os tributos que a sustentam e a seus governantes.
Se ainda não aprendemos a lição de casa, que é votar em quem tem capacidade, inteligência e disposição para cuidar bem da coisa alheia, e, principalmente, com honestidade, é porque merecemos todo o estado de sorte que nos campeia.