sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Tiroteio e pânico no Marco

No AMAZÔNIA:

Um assalto seguido de fuga resultou em perseguição, tiroteio e três prisões em flagrante delito no bairro do Marco, na manhã da véspera de natal. Depois de entrar em um salão de beleza na avenida 25 de Setembro, render o proprietário e funcionários e fugir do local com objetos de valor, por volta das 10 horas, os assaltantes Celso Niter Fernandes Leão, 33 anos, Magno Pinto Silva, 22, uma adolescente e um homem ainda não identificado foram perseguidos por uma equipe da Ronda Tática Metropolitana (Rotam) até a avenida João Paulo II. No caminho, houve troca de tiros, mas ninguém ficou ferido. Celso, Magno e a adolescente foram capturados pela polícia e conduzidos à Delegacia do Marco, enquanto que o quarto assaltante conseguiu fugir.
Segundo relatou em depoimento à Polícia Civil o proprietário do salão de beleza Admilson Ferreira, o bando chegou ao estabelecimento à paisana, disfarçado como um grupo de clientes. Conforme o serviço de depilação de sobrancelhas foi sendo feito na adolescente, Celso e Magno começaram a falar de forma suspeita ao celular, o que deixou Admilson desconfiado. 'Já fui assaltado outras duas vezes, então conheço essa história de se fazer de cliente. Mas, antes que eu pudesse fazer alguma coisa, eles já começaram a levar nossas coisas e os pertences de outra cliente', disse.
Na saída do salão, o homem que ainda está foragido esperava dentro de um veículo Gol de cor branca pelo bando. Quando estavam chegando perto da esquina com a travessa Perebebuí, atrás do Bosque Rodrigues Alves, os bandidos começaram a ser seguidos por uma equipe da Rotam. Foi neste momento que os primeiros tiros começaram a ser disparados. 'Íamos fazer a prisão ali mesmo, mas ficamos com medo de haver troca de tiros, então os seguimos sem aumentar a velocidade. Só que a reação veio antes do esperado', garantiu o cabo Possicley, da Rotam.
Quem estava no local conta que a ação dos criminosos foi agressiva e causou muito pânico. 'Todo mundo foi para o chão, eles começaram a atirar a esmo, sem um alvo certo. Pareciam estar acuados e prontos para fazer qualquer coisa', afirmou uma vendedora de comidas que trabalha na esquina e assistiu ao tiroteio. Depois da perseguição em alta velocidade pelas avenidas Duque de Caxias, Doutor Freitas e Almirante Barroso, os bandidos começaram a reagir novamente. À altura da esquina da Almirante com a avenida Júlio César, houve outra troca de tiros entre a polícia e os bandidos, que desta vez resultou em danos materiais para um veículo particular que estava estacionado no local.
'Estava com uma senhora operada dentro do veículo. Se não tivéssemos saído de dentro minutos antes, teríamos morrido por conta da mesma bala', conta o motorista Fortunato Gomes Pinheiro, que mostrou à reportagem os danos causados pela bala no Fiat Uno verde que estava estacionado na esquina. Logo mais adiante, na esquina da João Paulo II com a Doutor Freitas, a polícia conseguiu finalmente cercar os três membros do bando e prendê-los, mas antes que a prisão fosse feita, houve um princípio de linchamento da adolescente.
Os assaltantes foram conduzidos à Delegacia do Marco, onde foram autuados por porte ilegal de arma e formação de quadrilha. Segundo afirmou à reportagem a delegada Tânia Nascimento, a polícia só encontrou alguns celulares e certa quantia em dinheiro com o bando, mas o reconhecimento já havia sido feito pelas vítimas. As informações preliminares indicam que o quarto membro do bando era moreno, alto, forte e portava uma mochila à hora do crime. 'Vamos encaminhar a adolescente à Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) e os outros dois à justiça. O terceiro vai ser procurado por meio de investigação', confirmou a delegada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário