terça-feira, 28 de outubro de 2008

Recírio reúne 50 mil

No AMAZÔNIA:

A última aparição da imagem peregrina em romaria de massa, este ano, levou 50 mil fiéis no pequeno percurso de 250 metros. O Recírio, a última das romarias oficiais com a imagem da Santa, durou 45 minutos e foi marcado pelo aceno de mãos com lenços brancos. Antes da missa, a imagem original voltou ao Glória do Santuário Mariano e, durante a missa, súplicas escritas em pedaços de papel foram queimadas na Praça Santuário.
Antes mesmo das 6 horas da manhã a Praça Santuário e o Santuário Mariano estavam tomados por grupos de devotos. O templo abriu suas portas às 5 horas da manhã. Meia hora depois começou a cerimônia que retorna a imagem achada pelo caboclo Plácido ao seu nicho natural, o Glória, construído sobre o altar-mor da igreja. De lá, a imagem só será retirada na quizena nazarena do Círio 2009.
A cerimônia da subida da imagem acontece desde 1969. Cerca de mil pessoas lotaram o templo para a última homenagem prestada à imagem autêntica. O momento foi animado pelos integrantes do grupo católico 'Cristo Alegria'.
Depois da subida da imagem, o povo migrou para a Praça Santuário, onde o arcebispo dom Orani João Tempesta presidiu a missa que antecedeu o Recírio. Às 7 horas, a imagem foi posta sobre o andor decorado por flores naturais. O cortejo fez o contorno do logrodouro e, da avenida Generalíssimo Deodoro, seguiu rumo ao colégio Gentil Bittencourt. Das escadarias, a bênção ao povo.
A procissão durou aproximadamente 45 minutos. E acordo com estimativas do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA), 50 mil pessoas estavam nas ruas. Muita gente para pouco percurso. Antes mesmo da imagem sair da Praça Santuário a área em frente ao Gentil Bittencourt estava tomada pelos fiéis, que quiseram garantir melhor visão para a bênção final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário