domingo, 26 de outubro de 2008

Fogos devem atrair 35 mil

No AMAZÔNIA:

A quadra nazarena está chegando ao fim. E hoje, à noite, os fogos vão estourar uma hora mais cedo. Mas, a beleza de um dos eventos mais tradicionais do período está garantida. A segurança também. De acordo com o diretor da festa do Círio 2008, José Ventura, está tudo pronto para que o evento ocorra com o máximo de tranqüilidade. Então, hoje, às 23 horas, os devotos de Nossa Senhora de Nazaré poderão ir até a Praça Santuário, elevar os olhos ao céu e contemplar o belíssimo show pirotécnico que está sendo organizado pela diretoria da festa. O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos no Pará (Dieese-PA) e a diretoria da Festa de Nazaré estimam que cerca de 35 mil pessoas participarão do encerramento da festa desse ano.
Após uma verdadeira maratona de fé, que incluiu dez procissões (sem contar a do Recírio, que será amanhã, 27), diversos eventos e homenagens, o momento é de agradecer, fazer as última orações em honra à Senhora da Amazônia. O clima em toda a cidade já é de saudade. E o ritual de despedida do 216º Círio de Nossa Senhora de Nazaré começa na noite de hoje. Mas, amanhã, ainda tem outras programações, que encerram com uma missa campal, às 7 horas, na Praça Santuário.
O fim dos festejos será marcado por uma programação que inclui celebração eucarística e o tradicional show pirotécnico. No roteiro da programação está uma missa, que será celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Orani Tempesta, marcada para às 19h30 de hoje, na Praça Santuário. Em seguida, será realizado um show de música católica de Davidson Silva, na concha acústica, como parte da programação do 'Círio Musical'. E por último, o ponto alto dos festejos: a queima de fogos, com o apagar das luzes da fachada da Basílica.
José Ventura destaca que, durante essa programação, será apresentado o novo diretor que coordenará a Festa de Nazaré nos anos de 2009 e 2010. E na segunda-feira, 27, às 9h30, na Cúria Metropolitana de Belém, a diretoria da Festa de Nazaré, juntamente com o Dieese e a Arquidiocese de Belém, apresentarão, durante entrevista coletiva, os números finais do Círio deste ano.
Cerca de 800 homens da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros foram escalados para fazer a segurança da praça Santuário de Nazaré, na noite do próximo domingo, durante o tradicional show pirotécnico que marca o encerramento da quadra nazarena. A PM vai distribuir 650 policiais em pontos estratégicos da praça e no seu entorno, enquanto outros 33 agentes da Polícia Civil atuarão na operação Girândola, que tem o objetivo de evitar confronto entre gangues e arrastões. O Corpo de Bombeiros levará ao local dos fogos de artifício um efetivo de 108 soldados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário