domingo, 26 de outubro de 2008

Fiéis se despedem de Maria

No AMAZÔNIA:

Centenas de fiéis são esperados amanhã na procissão do Recírio no encerramento da quadra Nazarena. A romaria de despedida a Nossa Senhora de Nazaré é a última das 11 procissões do Círio de Nazaré. A procissão está marcada para começar logo após a missa campal, às 7 horas, celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belém dom Orani João Tempesta na Praça Santuário. A romaria, que marca o encerramento da quinzena Nazarena, que teve início no dia 12 com o Círio, sai da Praça Santuário e segue pelas avenidas Generalíssimo Deodoro, Nazaré e Magalhães Barata até chegar à Capela do Colégio Gentil Bittencourt.
Apesar do curto percurso de 250 metros, a romaria atrai um grande número de devotos, principalmente pessoas idosas. Por ser uma procissão de encerramento da festividade, o Recírio emociona fiéis que acompanham o traslado que leva Maria de volta à Capela do Colégio Gentil, onde a imagem peregrina fica até o Círio de 2009.
'Impossível não se emocionar diante de uma despedida tão linda. Acompanho o Recírio há 10 anos e sempre choro quando vejo a imagem sendo conduzida para a capela do colégio. É uma sensação de dever cumprido, mas também de saudade, pois durante a festa nos sentimos muito próximos dela', afirmou a comerciante Maria Augusta Ramos, de 43 anos.
Durante o trajeto, Nossa Senhora é saudada e aclamada pelos paraenses que acompanham a caminhada ou assistem pelas janelas de suas casas essa despedida emocionante. 'Moro na avenida Nazaré próximo ao colégio Gentil, portanto, tenho uma visão privilegiada do retorno da Santa à capela', declarou a administradora Catarina Brito.
A administradora costuma enfeitar a janela da casa com flores brancas para homenagear a Santa na procissão do Recírio. 'Já que a romaria do Círio não passa na minha porta, então presto homenagens à Virgem Maria no Recírio. Todos os anos coloco toalha branca na janela e enfeito a porta com flores e balões', contou.
O Recírio marca também a subida da imagem original ao Glória, depois de passar 15 dias em um andor, na parte de baixo do altar-mor. Essa celebração atraia um grande número de pessoas à Basílica Santuário, que fica lotada de fiéis para assistir à subida da imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário