De Leopoldo Vieira, em suas avaliações sobre o resultado das urnas e os sinais que elas emitem, depois da reeleição de Duciomar Costa para prefeito de Belém:
Ele [Duciomar] é o melhor anti-Ana Júlia para 2010. Talvez o PSDB não entenda que o prefeito é o que mais renova sua área de influência e pode recolocar o partido no centro da política local.
Com o esgarçamento das relações entre PMDB e DS (comando do governo e responsável pelo apoio ao candidato do PTB), Jader pode muito bem lançar um nome próprio para a sucessão e no segundo turno fazer como o governo: declarar-se neutro e apoiar a chapa amarela.
A DS conseguiu a proeza de se isolar e ficar sem retaguarda moral, política ou retórica para se defender. Além de ter impulsionado seu potencial maior inimigo. Afinal, porque Duciomar voltaria para o senado se saiu dessa eleição muito, mas muito mesmo, maior do que entrou e conta com seu amigo Anivaldo para operar-lhe a máquina ao governo em 2010?
Leia a análise completa no Juventude em Pauta, o blog de Leopoldo que está entre os favoritos do Espaço Aberto.
Leopoldo Vieira foi secretário nacional adjunto de juventude do PT, indicado pela direção nacional da DS e era o principal operador do Soriano na juventude interna da tendência de 2005 a 2007.
ResponderExcluirNa primeira eleição para prefeito,quando Duciomar enfrentou Ana teve menos votos que agora contra o Pri. O único problema é se Jáder compor o seu pmdb com o ptb e unir-se ao psdb, resultando em uma trinca: para governador (ptb), para as duas vagas ao senado: 1 para o pmdb, a outra ao psdb. Aí é xeque-mate. Tudo porque o PR entra nesse referendo, em 2010, com prefeituras como Belém (anivaldo)e Marabá (Maurino). Conjecturar não custa nada. Jáder e Dudu (escolados) sabem disso.
ResponderExcluir