A íntegra do pronunciamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ayres Britto, ontem à noite, em cadeia nacional de rádio e televisão
“Eleitoras e eleitores, dentro de 24 horas, um pouco mais, um pouco menos, deveremos conhecer os 31 prefeitos e vice-prefeitos que faltam para completar o quadro da nossa representação política municipal. Será mais um momento de grande alegria, orgulho nacional, porque de eleição popular em eleição popular é que solenemente atestamos a nossa maioridade democrática.
É mais um ciclo, uma quadra que se forma na compreensão de que toda eleição popular é um processo de educação política. Educação para a prática do voto como um funil, uma peneira, um filtro pelo qual somente devem passar os candidatos mais devotados à causa pública, mais honestos, mais preparados em conhecimento e sapiência para o exercício do cargo disputado, além de candidatos comprometidos com a democracia até a raiz dos cabelos, naturalmente.
Educação para entender que boca-de-urna, transporte de eleitores, compra de voto pelo candidato ou seu preposto são crimes. Um modo desleal de competir, um desrespeito à dignidade do eleitor. Se no primeiro turno, compareceram às urnas mais de 110 milhões de eleitores, agora aguardamos a participação maciça de 27 milhões. Vinte e sete milhões que elegerão os prefeitos de 31 municípios, além dos vice-prefeitos, dentre eles, dentre esses municípios, os mais populosos do Brasil.
E certamente todos participarão em clima de descontração, de contentamento, de sadia competição. Que retornem, portanto, ao agradável convívio com a urna eletrônica, essa garantia tecnológica tanto do segredo do voto quanto da fidelidade à soberana vontade do eleitor. Só há motivos, então, para que levantemos em pensamento um transbordante brinde à democracia brasileira.
Boa noite. Ótimo voto amanhã”.
Passa passa gavião,
ResponderExcluirtodo mundo passa.
Abs,mestre PB, e bom voto pra vc.
Grande Juca,
ResponderExcluirPassa, passa mesmo...
Boa voto, igualmente.
Abs.