As calçadas da Braz de Aguiar, sobretudo as do trecho que vai da Rui Barbosa à Generalíssimo, continuam todas arrebentadas.
Foram arrebentadas antes das eleições.
Esperava-se que ficassem nos trinques até 5 de outubro.
Não ficaram.
Esperava-se que ficassem um brinco até o dia 26 de outubro.
Não ficaram.
Teremos de esperar até 2012?
Ou 2010?
Apenas para lembrar:
ResponderExcluirBraz de Aguiar será repaginada este mês
O LIBERAL, edição de 11/05/2008
Iniciativa
Uma das vias mais elegantes de Belém ganhará projeto urbanístico inédito
A avenida Braz de Aguiar ganha recomposição urbanística e novos conceitos de postura na instalação de bancas de revistas, floreiras, lixeiras, cabines telefônicas e, principalmente, calçamento público, já a partir deste mês. O novo modelo vai dotar a avenida de elementos inovadores na cidade. Os principais são a mudança total do passeio, com a retirada das pedras portuguesas e a construção de calçadas em concreto simples, mais a implantação do projeto Faixa Cidadã, que permitirá o acesso fácil e livre a portadores de necessidades especiais.
Serão 12 mil metros quadrados de novo calçamento. A saída das pedras portuguesas vai atender a um velho apelo da população que circula pela avenida, sobretudo mães com carrinhos de bebê e cadeirantes, explica o prefeito Duciomar Costa. A manutenção da calçada em pedra portuguesa é sempre difícil em qualquer lugar das regiões Norte e Nordeste. Tudo porque o material vem do Sul do país, aumentando os custos com os reparos das pedras que soltam e até provocam pequenos acidentes.
A Faixa Cidadã, projeto que nivela o calçamento em uma só altura, promove o acesso fácil a portadores de necessidades especiais. Terá a faixa com ladrilho de guia táctil e outra como guia direcional e de alerta. Serão dois quilômetros de faixa nos dois sentidos da avenida, de acordo com o prefeito Duciomar Costa.
Outra inovação é a retirada da calçada de vários elementos que hoje acabam obstruindo o trânsito livre de pedestres, maior característica de uso da Braz. Desaparecem do cenário da via os totens publicitários e todas as placas, incluindo as de sinalização de trânsito. Tudo porque, segundo o secretário de Urbanismo Sérgio Pimentel, serão instalados oito semáforos com estrutura em chapa de ferro, pilar treliçado com fechamento em chapa metálica, que vai comportar não apenas o sinal de trânsito, mas ainda reservará, próximo à base, espaço publicitário e informações que antes figuravam nas placas indicativas de logradouro transversal e da via, mais a placa de sinalização informando se é permitido ou não o estacionamento na área. 'Vamos retirar vários elementos que poluem a Braz e deixá-la com um novo conceito estético', reforçou o arquiteto da Seurb Edinaldo Mácola Rente, um dos responsáveis pelo projeto. O arquiteto confirmou que todas as rampas para acesso a portadores de necessidades especiais serão desobstruídas e todas as floreiras das esquinas da avenida serão rebaixadas ao nível da calçada. A mureta que hoje atrapalha o transeunte será demolida para dar lugar a um novo conceito, também, de paisagismo.
As placas e painéis publicitários só serão permitidos estritamente na fachada das lojas ou no próprio terreno das mesmas. Nada mais de front ligth intimidando o pedestre no meio da calçada. Para isso, a Secretaria Municipal de Economia (Secon) vai começar uma operação de limpeza da poluição visual na via, para que a Braz de Aguiar se adéqüe ao rigor do Código de Postura do Município de Belém e da Lei de Acessibilidade.
Projeto torna avenida acessível a pedestres
Metal e vidro. Esses serão os novos elementos que vão dar charme e leveza à nova avenida Braz de Aguiar. As bancas de revistas foram redimensionadas e terão tamanho padrão de quatro metros de comprimento por 1,5 metro de largura. O tamanho aumenta para a profundidade diminuir. Isso significa, de acordo com o secretário de Urbanismo, que o pedestre não terá mais que disputar espaço com jornais e revistas no meio do passeio público.
A avenida inteira possui sete bancas de revistas, que passarão a ter estrutura em vidro e metal e ocupar apenas um terço da calçada, como prevê a legislação. Outra novidade é a instalação de 20 novas lixeiras ao longo da avenida. O cesto em fibra de vidro e concreto terá articulação apropriada para a retirada dos detritos pelo carro coletor de lixo.
As cabines telefônicas também sofrem alteração permanente. Todas as dez cabines da via acomodarão os telefones públicos em estruturas compactas de ferro e vidro. 'O projeto da Braz é interessante porque privilegia o pedestre e torna a avenida uma Oscar Freire em plena Amazônia', disse o secretário municipal de Urbanismo.
A rua Oscar Freire é considerada uma das mais luxuosas do mundo, de acordo com a Mistery Shopping International, e é o mais importante símbolo dos Jardins, região de São Paulo que concentra grande parte do comércio de rua de luxo do país. Em ruas vicinais, como Haddock Lobo e Bela Cintra, também estão importantes boutiques de marcas brasileiras e internacionais.
Só reforçando: esta notícia é de MAIO!!!
Merece destaque, para que a população tenha respaldo para cobrar.
PB,
ResponderExcluire o pequeno trecho que ficou pronto virou ciclovia, para o desespero dos pedestres que precisam se esquivar das "magrelas", muitas vezes em alta velocidade, e sob olhar complacente dos guardas da Ctbel.
abs
Marcelo
Grande Marcelo,
ResponderExcluirÉ verdade.
Todo dia, amigo, praticamente todo dia risco de acidentes com bicibletas ali.
Impressionante.
Abs.
Grande Anônimo,
ResponderExcluirSabe que eu estava à procura desta notícia, antes de fazer a postagem? Você me trouxe a notícia de bandeja.
Só por isso, vou fazer outra abordagem no blog desta sexta.
Grande abraço e muitíssimo obrigado.
Abs.
Bem que poderiam reconstruir as calçadas da Nazaré, que são uma bomba.
ResponderExcluirTem razão, Anônimo.
ResponderExcluirE mais: as calçadas de Belém inteira são uma bomba. Para idosos e deficientes físicos, principalmente.
Abs.
TOMBOS NAS TOMBADAS DE NAZARÉ
ResponderExcluirOuvi dizer que as calçadas da avenida Nazaré são tombadas pelo patrimônio histórico e não podem sofrer qualquer alteração. Se for verdade, é um absurdo!
Quando chove, o piso fica mais liso do que já é, e a calçada "tombada" faz com que os pedestres "tombem" literalmente.
Não sou ignorante e sei que a memória da cidade deve ser preservada. Mas com bom senso. Se, atualmente, as calçadas da avenida Nazaré estão inadequadas, elas devem sofrer intervenções urbanísticas, SIM. E já. Senão, as tombadas vão servir apenas para os tombos de quem passar. Para nada mais.
Paulo Torres
Centro histórico impõe cuidados
ResponderExcluirFazer novas calçadas em Belém não é nada fácil. O prefeito conta que em bairros do centro histórico da cidade, a dificuldade é grande porque há regras a serem respeitadas. Ele cita como exemplo que as pedras de Liós, que compõem o meio-fio das calçadas da avenida Nazaré, são tombadas como patrimônio histórico. Significa que, na obra da Faixa Cidadã, todas devem ser retiradas e recuperadas para serem postas de volta ao lugar de origem.
As pedras portuguesas do calçamento da avenida Governador José Malcher também são protegidas. Quando uma desagrega, saindo do lugar, a prefeitura precisa repô-la para não criar os buracos que geram quedas e ações judiciais. "Nossa cidade tem peculiaridades, é cheia de detalhes. Mas o projeto Faixa Cidadã respeita todas elas. Quando o meio-fio é de pedra sabão, retiramos, recuperamos e colocamos no lugar", descreve Duciomar Costa. (M. F.)
O Liberal - PA - 13/08/2007
Paulo,
ResponderExcluirCalçadas da Braz de Aguiar tomadas pelo Patrimônio Historico?
Nunca ouvi falar nisso.
Tenho quase certeza que não.
Abs.
Da avenida Nazaré, Poster. Avenida Nazaré.
ResponderExcluirPaulo Torres
Por acaso, quantos votos o prefeito reeleito obteve dos moradores desta área? Será que não viram também que se tratava de uma obra "estruturante" que levaria tempo para ser concluída? Ou será que é reduto de algum outro candidato que foi preterido?
ResponderExcluirPaulo amigo,
ResponderExcluirDa Avenida Nazaré...
Desculpe, eu li erradamente.
Mesmo assim, nunca ouvi falar em tombamento de calçadas da Avenida Nazaré.
Abs.