domingo, 14 de setembro de 2008

Vigia louva a sua padroeira

No AMAZÔNIA:

Abordando tema discutido no último encontro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que recomenda uma evangelização voltada mais às pequenas comunidades, dentro da realidade vivenciada na America Latina, a população católica de Vigia participa, na manhã de hoje, do 311º Círio em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. 'Com Maria, Rainha da Amazônia, somos discípulos em comunhão' é o tema escolhido pelo pároco de Vigia, padre Assis Felintro. Segundo ele, este ano, os preparativos da festa mais antiga em louvor à Padroeira dos Paraenses transcorreram de forma mais célere.
'Tudo está bem adiantado, a iluminação da Trasladação, carros de som pequenos, e a reforma dos carros santos e da Berlinda, que revestida com folhas de ouro', afirma o religioso. A previsão dos organizadores do Cirio é que cerca de 100 mil pessoas participem da romaria desta manhã, numa caminhada de mais de três horas cujo único objetivo e reverenciar e louvar Nossa Senhora de Nazaré. Os mais de três séculos de existência da romaria garantem à festividade religiosa de Vigia o título de ser a mais antiga devoção Mariana do Pará e de toda a Amazônia.
O bispo de Diocese de Castanhal, dom Carlos Verzeletti, vai estar presente em Vigia para celebrar a missa campal que acontece tão logo a imagem da Virgem chegue à Matriz Madre Mãe de Deus.
A Trasladação da imagem, um dos momentos mais emocionantes da festividade em louvor a Nossa Senhora de Nazaré, ocorreu na noite de ontem e teve a participação de milhares de fiéis, a maioria pessoas que moram na cidade e nos municípios vizinhos, que fizeram o trajeto da igreja da Matriz até a igreja de São Sebastião, no bairro do Arapiranga, de ontem sai a romaria de hoje. Durante 15, dias a contar de hoje, foi elaborada uma programação denominada 'Quinzena dos Noitários', com a participação de dezenas de grupos, empresas, órgãos púbicos e escolas que fazem parte da comunidade vigiense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário