quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Berlinda terá 8 mil flores

No AMAZÔNIA:

A berlinda que conduz a imagem da Virgem de Nazaré, o mais importante dos 13 carros da procissão do Círio, voltará a ser ornamentada neste ano com flores importadas de São Paulo. Nos últimos dois anos os organizadores utilizaram a flora regional. Com a mudança, retorna a tradição das cores branca e amarela, do Vaticano, substituindo o multicolorido das flores paraenses.
Nos círios de 2006 e 2007, o projeto de ornamentação da berlinda priorizou e abusou do uso de flores cultivadas na região, particularmente em Benfica, principal cultivador do Estado. Paulo Morelli, decorador responsável pela ornamentação desses dois últimos anos, colocou nas ruas uma berlinda multicolorida, com destaque para o vermelho e o róseo, entre outras cores próprias da região. Não fez feio, mas fez o povo sentir saudade do tradicional.
Gilmar Cosme é o decorador responsável pelo projeto floral da berlinda neste ano. Experiência é o que não lhe falta: foi ele quem decorou a berlinda por 14 anos. Adepto da tradição, Cosme, ao avaliar a obra do seu sucessor e, agora, antecessor, limita-se a dizer que 'com estilo não se briga e cada profissional tem o seu'. 'Muito pouco', acrescentou, referindo-se à quantidade de flores que exigia o projeto de Morelli.
A volta dos abundantes branco e amarelo é a grande novidade da ornamentação do Círio 2008. Gilmar Cosme pediu nada menos do que 8 mil flores só para a ornamentação da berlinda que será conduzida na manhã do segundo domingo de outubro. Ele garantiu que seu projeto prima pela ornamentação volumosa, ao contrário do estilo implantado nos dois últimos anos. 'Será, sim, mais abundante, mas sem abrirmos mão da preocupação com a visibilidade da imagem, o que é mais importante', revelou.
A decoração da berlinda do Círio 2008, no entanto, não vai desprezar os floristas regionais. A ornamentação vai apresentar detalhes do regionalismo no ramo, mas sem destaque. Orquídeas, angélicas e elipônias vão predominar no carro. Tudo já está engatilhado. As flores virão da cidade de Holambra, em São Paulo, principal produtor do País. O projeto está orçado em aproximadamente R$ 120 mil e inclui ainda a decoração da Praça Santuário, do altar do Santuário Mariano, além dos andores e as berlindas menores que abrigam a imagem peregrina nas outras procissões oficiais. São 11 ao todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário