O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) precisa disponibilizar em seu site, urgentemente, informações sobre pesquisas de intenção de voto que são regularmente registradas.
Quando o são, ninguém consegue saber onde encontrá-la no site do TER. Aliás, ninguém encontra porque realmente não exista lá nenhum link.
As pesquisas, por imposição legal, precisam ser registradas. Uma vez registradas, é de interesse público ter acesso a informações básicas, inclusive sobre o contratante e a empresa que faz a sondagem.A lei, com isso, pretende favorece a transparência. O site do TRE complementaria essa intenção se disponibilizasse em seu site, bem visível, um link sobre pesquisas registradas.
Bens de candidata vão de 0 a R$7 mi em 1 ano
ResponderExcluirA candidata Valéria Pires Franco (DEM) tem o maior patrimônio entre os concorrentes à Prefeitura de Belém, embora no Imposto de Renda de 2006 não tenha declarado nenhum bem. Valéria apresentou à Justiça Eleitoral, este mês, declaração de bens que somam R$ 7 milhões. Ela disse que os bens não apareceram entre 2003 e 2006 porque era vice-governadora e, por sugestão do contador, declarou apenas rendimentos que auferia no cargo. Afirmou que os bens estão no nome do marido e constam na declaração conjunta do casal de 2002, antes de ela exercer cargo público.
Publicado na Edição de domingo 27/07/2008
No Jornal O Estado de S. Paulo (http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080727/not_imp212617,0.php)