terça-feira, 24 de junho de 2008

O que a Santa Casa precisa dizer

Doze bebês morreram na Santa Casa, em apenas 48 horas.

Doze.

A Santa Casa alega, genericamente, que a maioria dos óbitos refere-se a casos de prematuros extremos.

Para acabar com especulações, a Santa Casa poderia reunir a Imprensa daqui a pouco e explicar o seguinte, sem que lhe fosse preciso perguntar:

1 – Descrever as circunstâncias de cada óbito. Em observância a exigências éticas, não será necessário identificar os bebês. Basta dizer mais ou menos assim: "Bebe nº 1 – morreu no dia tal, ora tal. Apresentava tal e tal anomalia. A mãe é de Belém ou interior."

2 – Além disso, precisa apresentar a série histórica da mortalidade na sua UTI.

3 – Precisa explicar que história é essa de que as 12 mortes estão dentro da taxa de 50% admitida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Mas 50% em que período? Em dez anos, em um ano, em 1 mês ou em um final de semana. Que período, afinal?

4 – Dizer, mas não apenas dizer, demonstrar de forma eloqüente, convincente e definitiva as providências que tem adotado para superar carências que já foram objeto até de ação civil pública proposta pelo MPE.

Pronto. Se responder a essas quatro indagações, tudo se esclarecerá.

Ou quase tudo.

3 comentários:

  1. Infelizmente, um governo que já nasceu de um estranho híbrido, barbarepa ou careparbalho, como queiram chama-lo, tem tudo pra não "vingar".
    Daí estar na "uti" desde que janeiro de 2007, cheio de mazelas e "infecções".
    Torçamos para que consiga, ao menos, voltar a respirar, e logo.
    Melhor para o Pará.

    ResponderExcluir
  2. Caro Poster, para conhecimento, os conselheiros do TCE em sessão plenária hoje, decidiram abrir uma auditoria especial na Fundação Santa Casa. Inclusive, com a presença de um dos conselheiros. O clima era de total indignação com o descaso e, principalmente, com o desrespeito com a população mais carente e com a inteligência mínima de um cidadão pelas alegações estapafúrdias por parte dos responsáveis.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo das 17:27,
    É mais do que salutar a decisão do TCE de abrir auditoria especial. Assim é que deveria ser. Sempre.
    Vou postar sua infomração na ribalta, nesta quarta.
    Abs.

    ResponderExcluir