quinta-feira, 27 de março de 2008

Enchentes ameaçam municípios paraenses

No AMAZÔNIA:

Três municípios paraenses podem decretar estado de calamidade pública nos próximos dias por causa das enchentes. Outros dois já estão em estado de alerta constante por causa das chuvas. Em Santarém, Itaituba e Parauapebas centenas de famílias que ficaram desabrigadas por causa das cheias dos rios e dos fortes temporais já estão em abrigos mantidos pelas prefeituras e assistidas pela Defesa Civil desses municípios.
Em Marabá e Tucuruí a Defesa Civil redobrou os cuidados e mantêm os moradores em alerta. Somente Tailândia está em estado de emergência por causa do desemprego que afetou o município depois que a operação Arco de Fogo, dos governos federal e estadual, descobriu e apreendeu quase 20 mil metros cúbicos de madeira e fechou dezenas de serrarias ilegais.
Em Santarém as chuvas constantes atingiram quase 20 bairros e ameaçam desalojar cerca de 700 famílias. Os temporais dos últimos dias destelharam vários prédios e comprometeram a estrutura de várias casas, segundo a Defesa Civil Estadual. Em Itaituba, centenas de famílias também estão ameaçadas. As águas do rio Parauapebas já desabrigaram até ontem 110 famílias no município. Seis áreas são consideradas de risco. Em Marabá, cerca de 60 famílias que tiveram suas casas atingidas pela enchente do rio Tocantins já se mudaram para abrigos.
A Defesa Civil do Estado acompanha o problemas em todos o municípios. Técnicos foram enviados para emitir pareceres sobre as situações em Santarém e Itaituba, para que possa ou não ser decretado estado de calamidade pública. Os bombeiros acompanham as condições em Marabá e Tucuruí.
Defesa Civil mantém 22 técnicos avaliando a situação em todo o Estado e tem 3 mil bombeiros para atuar em caso de emergência. Os municípios de Santarém, Itaituba, Marabá e Parauapebas possuem unidades dos bombeiros. A unidade de Abaetetuba atende o município de Tucuruí e Tailândia é atendido por Marabá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário