sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Alianças deveriam ser seladas no meio da praça

Tempo de eleições.
Tempo de segundo turno.
Tempo de alianças.
De negociações.
De cambalachos.
Barganhas.
Propostas indecorosas.
Indecentes.
E nunca expressamente reveladas, por serem indecentes e indecorosas.
Isso não é noutro planeta, não.
É aqui em Belém mesmo.
A nós, jornalistas, nos informam de cogitações horrorosas.
De condições inaceitáveis.
Mas as cogitações são acolhidas e as condições, aceitas.
Os mais pragmáticos, digamos assim, dizem que eleição é assim.
Estão certos de essas coisas acontecem e devem ser toleradas porque, ora bolas, são banais.
É?
Matar é banal. Vamos tolerar?
Roubar é banal. Vamos tolerar?
Dar o mole para o guarda de trânsito é banal. Vamos tolerar?
Fazer xixi na rua, aqui em Belém, é banal. Vamos tolerar?
É claro que não.
Então, a parada é a seguinte: essas negociações, como as que selam alianças para o segundo turno, deveriam ser travadas à vista de todo mundo.
Os interessados nas negociações deveriam montar um palanque ali na Praça da República, debaixo daquelas mangueiras ali por perto da Banca do Alvino, e negociar claramente, na frente de todo mundo.
Só assim seriam evitadas as barganhas indecorosas e as condições, como se diz, nada republicanas.
E por serem indecorosas e nada republicanas, as barganhas são desconhecidas, absolutamente desconhecidas dos eleitores.
Os eleitores, no entanto, deveriam saber em que condições o Fulano vai apoiar o Sicrano, e não o Beltrano.
Mas nunca sabem.
Por quê?

2 comentários:

  1. È uma pena que o Governo do Estado do Pará não tenha feito injunções nesse empresa para tentar que ao menos um desses voos fizesse escala em Belém (ao menos o que sai de Brasília).
    Hoje, para ir ao Estados Unidos temos que ir a Manaus, esperar quase 3 horas e depois embarcar a Miami. E não é só esperar quase 3 horas. O preço da passagem aumenta muito.
    Manaus é completamente fora de rota de Belém e temos que nos submeter a isso, por que? Porque não há disposição desses políticos de nível federal tampouco do Executivo estadual.



    Deu na folhaonline.


    Em meio a uma das maiores crises de sua história, a American Airlines tenta se reerguer ampliando a presença no mercado brasileiro.

    Azul aposta em 11 novas cidades para crescer

    A companhia, que lidera em oferta de voos para o Brasil dentre as empresas americanas, está lançando 33 voos até o final do ano, totalizando 111 frequências semanais.

    O primeiro novo voo começou no dia 1º: entre São Paulo e Nova York, que é o segundo voo diário da companhia nessa rota. Em dezembro, os voos de Brasília e Belo Horizonte para Miami, hoje com quatro frequências semanais, serão diários.

    Alguns dos novos voos funcionarão apenas na alta temporada. Caso das frequências entre São Paulo e Dallas, que, no período entre 13 de dezembro e 13 de fevereiro, subirão de sete para dez. Em recuperação judicial, a AA enfrenta uma série de problemas de manutenção, cancelamentos e boicote por parte de pilotos.

    ResponderExcluir
  2. DANÇANDO AO SOM DO BRITANICO SATATUS QUO!

    Caro Paulo

    Navegando no espaço virtual encontrei alguém de inspiração burocrática que na sua visão acha o povo da capital em “Status Quo “conservador!

    Em uma inspiração colocada por ele como weberiana nos promete pistas sobre o que posta referente às eleições!

    Descobre que o Psol é de esquerda é que o Zenaldo representa continuidade ao colocá-lo no centro conservador!

    Da como prognostico a ida dos eleitores (Fã Clube) do Jefferson para o Zenaldo a migração dos votos do Anivaldo para o Zenaldo e a doação dos votos do Priante para o Zenaldo.

    Completa seu raciocínio o Jordy (aliado do Zenaldo) e o PT iram para o Psol que configura a imagem fantástica de um morto por ser de esquerda expressa na palavra espectro!

    Usando uma idoneidade de cara ou coroa onde só vale se a moeda não cair em pé conclui que ao acontecer o realinhamento eleitoral de sua previsão o Zenaldo sai na Frente e chega à frente! Concede-se um habeas corpus preventivo até Domingo lembrando que os candidatos não são donos do voto recebido, que nada é definitivo em política, que se os perdedores não mantiverem sua coerência iram se desmoralizar!

    Eu acho que se o eleitorado de Belém tivesse o “Status Quo “conservador o Anivaldo não teria o percentual obtido nem os marqueteiros procurariam explorar mudanças!

    Acho também que no puro, Socialismo e Social Democracia são mudanças bruscas na administração exercida pelo RR (Refugo de Reciclagem).

    Que todos os mencionados podem seguir o caminho apontado por ele é lógico, uma lógica que pode parecer ainda mais lógica se colocarmos que toda regra tem exceção, no caso o PMDB que definirá como prosseguir através de garantias reais!

    Talvez tais pistas sejam como colocou em seu livro “Os Donos do Poder” Raimundo Faoro, seu conceito de CAPITALISMO ORIENTADO é um conceito de inspiração weberiana , onde ele se nega em atribuir um papel hipostasiado à economia em relação à política!

    Parágrafo inicial do que li “””Quem vai ganhar o segundo turno? não sei, não tenho bola de cristal. A ciência política de inspiração weberiana trabalha com a noção de tendências probabilísticas,””” . Meu complemento “” Tendências que podem traduzir aquisição racional de lucros burocraticamente organizado, como um demonstrador de produtos em super mercados, no prove e compre”””!

    Quando usou a palavra ASERTIVA para definir antecedentes lógicos engoliu um “S” , seria mera coincidência ou um singelo aviso para quem tem três e pode perder um virando ditador de segunda guerra em segundo turno?

    Vale lembrar que o primeiro single do grupo Status Quo foi “PICTURES OF MATCHSTICK MEN”

    Qual seria a tradução de Matchstick Men, você sabe, pergunto porque não lembro?

    MCB

    ResponderExcluir