segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Ex-delegado geral é o novo diretor geral do Detran

Nilton Atayde: o homem de Jatene para operar as mudanças no vespeiro que é o Detran
Batido o martelo. O governador Simão Jatene nomeou o delegado Nilton Atayde para o cargo de diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O ato de nomeação ficou de ser publicado no Diário Oficial desta segunda-feira. No governo anterior de Jatene, Atayde foi diretor geral da Polícia Civil, o segundo maior posto na estrutura da Segurança Pública no Pará, abaixo apenas do secretário.
A mudança na cúpula do Detran, que desde o ano passado vinha sendo ocupado por Glaura Brito, servidora de carreira do órgão, encerra um período de longa e, não duvidem, penosas negociações conduzidas pessoalmente pelo governador, que agiu com toda a cautela antes de mexer que, além de representar a segunda maior fonte de arrecadação do Estado, sempre foi o principal nicho de influência política do ex-senador Mário Couto, que desde o segundo semestre do ano passado se tornou o maior, mais declarado e contundente adversário do governador no âmbito do PSDB.
Há três ou quatro semanas, Jatene teve um encontro reservado com a deputada tucana Cilene Couto. A conversa foi longa e, conforme o Espaço Aberto apurou, bastante proveitosa. O clima ameno do encontro foi favorecido pelo grande respeito que o governador e a parlamentar nutrem um pelo outro.
Os detalhes sobre o que foi tratado não transpiraram, mas não está descartado que o governador tenha aproveitado a presença de Cilene Couto, filha de Mário, para, como se diz, preparar o terreno das mudanças do Detran, incumbindo-a da missão - nada fácil, reconheça-se - de aplacar as impulsividades do ex-senador, que fez críticas públicas e contundentes a Jatene no período pré-eleitoral do ano passado e só conteve sua fúria durante a campanha porque rendeu-se, obviamente, a conveniências eleitorais.
Atayde vai dispor de carta branca - branquíssima - para operar as mudanças no Detran. Primeiro, porque sua missão primordial será acabar com gargalos que vinham incomodando, para não dizer irritando Jatene de forma crescente nos últimos anos. Segunda, porque o novo diretor-geral não deve sua indicação a ninguém, a ser não ao próprio governador.
Não se diga, porém, que a saída de Glaura Brito - em defesa de quem foi mobilizado uma espécie de lobby corporativo para mantê-la no cargo - e a entrada de Atayde representam uma espécie de expurgo completo e radical da influência de Mário Couto no Detran.
É que, como já se mencionou, Cilene Couto mantém excelentes relações políticas com Jatene e exerce, inclusive, função de liderança na Assembleia Legislativa. Talvez seja arriscado apostar que as mudanças não tenham deixado pedra sobre pedra sobre a influência dos Coutos no Detran. Mas que Nilton Atayde é o homem do governador no Departamento Estadual de Trânsito, sobre isso ninguém haverá de duvidar. Absolutamente ninguém.

Nenhum comentário: