quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Números e chances para o segundo turno

De leitor que se anuncia como Pai D’Égua, sobre a postagem Os cenários que esperam o PMDB no segundo turno:

No primeiro turno foram 452.650 votos a favor de Jatene em relação a Ana Júlia.
A soma de votos de todos os demais candidatos é de 528.947, correspondente a cerca de 15,1% do total de votos válidos.
Assim, considerando que os candidatos mantenham seus votos do 1º turno, a disputa pelos votos dos demais candidatos definirá a eleição.
Para Jatene, a situação é mais cômoda, pois precisaria de apenas 1,1% dos 15,1% em disputa. De outro modo, Jatene precisaria para ganhar a eleição de apenas exatos 7,3% dos votos que Juvenil, Fernando e Cleber receberam.
Se a abstenção aumentar no segundo turno, em mais 2%, por exemplo, como sempre vem ocorrendo, a transferência de votos tem que ser ainda menor para que Jatene vença: somente 6,4% dos votos de Juvenil, Fernando e Cleber.
Do contrário, para que Ana vença é imprescindível que, no mínimo, 92,8% dos votos de Juvenil, Fernando e Cléber sejam transferidos para sua candidatura.
No caso de aumentar a abstenção em mais 2% - em 2006 aumentou mais 2,54% - , Ana Júlia necessitaria de um esforço adicional para receber a transferência de votos de Juvenil, Cléber e Fernando: cerca de 93,7%.

6 comentários:

Anônimo disse...

Já pensou se Ana e Jatene decidirem por alijar o Jáder?

Anônimo disse...

jatene tem um grave problema. O segundo turno praticamente emenda com um feriado ( finados ) o que naturalmente faz com que, principalmente a classe média da região metropolitana, reduto tucano, viaje e aí aumente a abstenção em um segmento que lhe seria, em tese, favorável.

Anônimo disse...

Já pensou se Ana e Jatene alijarem o Jader?

Mas quando já!

Nessas alturas, até o Cleber tá sendo paparicado.

Anônimo disse...

Não creio nessa hipótese viu anônimo da 10:25, estamos tão ávidos para colocar a desgovernadora pra fora do palácio que fazemos qualquer sacrificio hehehe.

Anônimo disse...

Perfeito a avaliação do PAID'ÉGUA.
Quanto ao fato de eleitores não votarem no segundo turno, certamente não prejudica Jatene, pois são esclarecidos os que podem viajar e esses sabem da obrigatoriedade e importância do voto, além de quererem a mudança.

Já os de Ana, principalmente os que sofrem "influência" da boca de urna, certamente se ausentarão, como sempre ocorre.

Anônimo disse...

O quadro anunciado pelo anônimo das 10:06 está se configurando. Parece que ninguém quer ficha suja.