quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

OAB vai divulgar sua prestação de contas em site

O advogado Albano Martins, diretor tesoureiro da OAB, garante a quem interessar possa: o sistema de prestação de contas on-line está sendo produzido e em breve estará implementado, tal como foi prometido em campanha pelo atual presidente da Ordem, Jarbas Vasconcelos.
Martins deixou um comentário com essa informação, na postagem Blitz da OAB confirma ausência de juízes no interior, porque comentarista anônimo reclamou que até agora, decorridos quase 60 dias da posse de Jarbas, a OAB ainda não disponibilizará em seu site a prestação de contas mensal da entidade, conforme prometido em campanha.
Segundo o diretor tesoureiro da Ordem, disponibilizar a prestação de contas para acesso público “é compromisso pessoal meu e do presidente. Nossa idéia era iniciá-lo agora em fevereiro, mas isso não foi possível devido ao atraso no fechamento contábil do exercício anterior, decorrente de razões estranhas à nossa vontade”.
Martins informou ainda que os procedimentos contábeis relativos ao ano de 2009 deverão estar concluídos até o dia 30 de março, “quando então serão amplamente divulgados, possibilitando inclusive a realização de auditoria já requerida pela Seccional Pará junto ao Conselho Federal. O relatório desta auditoria, por óbvio, também será objeto de divulgação na internet e no jornal da entidade.”

4 comentários:

Anônimo disse...

Duas afirmações do Diretor-Tesoureiro da OAB/PA preocupam a advocacia paraense quanto a promessa descumprida de prestar contas da situação financeira da entidade perante a classe. Primeiro, ele declara que ainda não as prestou pela existência de fatos estranhos à sua vontade e, segundo, arremata que já foi solicitada uma auditoria nas contas da entidade.Se tem fatos estranhos que a nova Diretoria já encontrou, por que não os informa à advocacia em geral? E se esses fatos são graves, já que até auditoria foi solicitada, por que não os torna de conhecimento da advocacia tais fatos? O presidente da OAB/pa tem o dever de prestar contas da situação financeira em que encontrou a entidade, se ele não o faz, e ou se vier a fazê-lo de modo não transparente e sem isenção, estará incorrendo em gravíssima responsabilidade administrativa, civil e penal perante os advogados no plano coletivo.Isenção,sim, porque se a auitoria for realizada pelo Conselho Federal da OAB não haverá isenção, afinal seu atual presidente, integrava a diretoria da seccional anterior. A verdade seja dita,já de amplo reconhecimento da advocacia,os advogados não têm tido o direito ao controle das finanças da Seccional, só têm o dever de pagar as anuidades de onde derivam os recursos da entidade.
Não bastasse essa situação, imagine-se se as prometidas ações por danos morais dos magistrados contra a OAB-Pa forem consideradas procedentes,originada da operação tqq, em relação àqueles juízes que provarem que foram efetivamente injustiçados, forem consideradas procedentes: quem pagará a conta? Os advogados?Já que pagam as anuidades?O seu presidente, pessoalmente?Quem vai pagar a conta? Tudo é muito preocupante?
Do jeito que as coisas andam, os advogados vão ter que pedir ao MP para obrigar a OAB-pa a prestar contas aos seus filiados...

Anônimo disse...

Caramba!Caramba!Caramba!
Falando em juiz TQQ, se o presidente da ordem não providenciar a prestação de contas tratada pelo anônimo das 11:35, ele corre o risco de passar para a história da entidade como o PPQ(presidente panos quentes)

jader kahwage disse...

Acredito haver um equivoco do anônimo das 11:35. A nota do Diretor Tesoureiro afirma que prestará constas até 30.04 e divulgará o resultado da auditoria ques está sendo feita na gestão anterior e ainda disponibilizará ambos os resultados na internet. Penso que a nova gestão setá cumprindo o compromisso de trasnparência assumido em campanha.

Olavo Camara disse...

A auditoria está correta, pois foi o compromisso assumido, e, que agora se concretiza, uma OAB transparente, e apos a mesma a sua divulgação. Correto esta o Presidente e seu Diretor Financeiro, que promovem o esclarecimento do que foi realizado e de que estara sendo, sem subterfugio ou ilação, mas com altivez e transparencia para que todos tenham conhecimento da realizade de nossa Ordem.