quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Gripe volta às escolas

No AMAZÔNIA:

Com a nova onda de gripe A (H1N1) anunciada pela Secretaria de Estado e Saúde Pública do Pará (Sespa) na última segunda-feira, lugares que possuem grande aglomerado de pessoas se tornaram alvos principais de fiscalização. A secretaria confirmou seis mortes pela doença, três a mais que o divulgado na segunda-feira. Por causa disso, eles devem seguir uma série de recomendações do órgão para evitar o avanço da doença. Nas escolas da cidade, a gripe A já voltou a ser assunto nas salas de aulas. No entanto, ainda há muito a se fazer para conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos da doença.
A vice-diretora da Escola Municipal Alzira Pernambuco, Nadir Moura, informou que cartazes sobre a gripe A foram fixados nos corredores da instituição para que os alunos possam ter conhecimento sobre os cuidados para coibir a proliferação da doença. Mas o que se viu foi apenas um documento em papel A4, assinado pela secretária municipal de educação Therezinha Gueiros, pregado no alto de uma parede, onde a maioria das crianças não consegue nem ler o que está escrito.
A falta de informação é tão grande que, ao serem questionados sobre o que causa a gripe A, um dos alunos da segunda série respondeu que era 'água parada', confundindo a doença com a dengue.
Já Stephany Silva dos Santos, também da segunda série, disse saber os sintomas da gripe: dor de cabeça e febre, mas que tinha aprendido isso em casa, não na escola.
Sobre os riscos que a aglomeração de alunos pode oferecer para o contagio da doença, a vice-diretora declarou que, como na escola só existem seis turmas de 5ª a 8ª série e três de educação infantil, dificilmente muitas crianças ocupam o mesmo lugar. E, para evitar ainda mais que isso aconteça, o recreio dos alunos da escola Alzira Pernambuco é dividido em dois horários.
No colégio, todas as salas de aula são ventiladas, com exceção da biblioteca e do laboratório de informática, que possuem climatização. 'Mas procuramos não levar turmas inteiras para esses ambientes', disse a vice-diretora.
Até o momento, nenhum caso de gripe A foi registrado na escola Alzira Pernambuco.

Nenhum comentário: