sexta-feira, 3 de abril de 2009

Portal recebe dinheiro

No AMAZÔNIA:

O prefeito de Belém, Duciomar Costa, assinou ontem, em Brasília, contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o financiamento de US$ 68,75 milhões para a conclusão das obras da sub-bacia 1 do Projeto de Macrodrenagem da Bacia Estrada Nova e Portal da Amazônia. De acordo com o representante do BID no Brasil, José Luis Lupo, trata-se, atualmente, da maior obra e do maior investimento realizado pelo banco em toda América Latina. 'É um grande programa que visa garantir melhoria das condições de vida de um grande número de pessoas, o que representa um fator de peso para o desenvolvimento local e o crescimento sustentável', assinalou.
A parceria possibilitará melhorias das condições ambientais e sociais da área do projeto Portal da Amazônia, que nos últimos anos vem sofrendo com o rápido crescimento urbano. Atualmente, vivem na área de abrangência da Estrada Nova cerca de 200 mil habitantes. Os recursos vão garantir a execução de obras de recuperação e implantação dos sistemas de drenagem, abastecimento, coleta e disposição de água e construção de vias, além de educação sanitária e ambiental. Além disso, a prefeitura de Belém garante que com os recursos vai investir na melhoria das condições de moradia, através do ordenamento urbano, regularização da posse da terra e construção de áreas de recreação.
'O Portal da Amazônia é um projeto que compreende todos aqueles bairros da área que nós estamos fazendo a Orla, como Jurunas, Cremação, Guamá até a Batista Campos e Nazaré, que também tem influência direta, porque são áreas que compõem esses canais. São todas áreas que foram ocupadas de uma forma desordenada, porque quando fundadas, foram feitas à beira dos rios. Esses rios viraram canais, que hoje estão assoreados, e isso acaba por gerar enchentes. A situação é terrível, porque aquela água fica toda debaixo dos assoalhos daquelas casas que foram feitas de qualquer maneira, e criou-se uma situação complicada e difícil até para o município administrar. Então essa obra vem dar uma condição de vida melhor para todos aqueles moradores ali, fora os benefícios para a cidade como um todo', explicou o prefeito.
Ao todo, o projeto da prefeitura de Belém tem um custo de US$ 137,5 milhões. Além, do montante financiado pelo BID, cujo prazo de amortização é de 25 anos, o empreendimento também recebeu recursos municipais e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

2 comentários:

Anônimo disse...

Será que eles sabem da folha corrida deste salafrario?

Anônimo disse...

Quem esta vibrando de alegria ´com esta grana e o Secretário Sérgio Pimentel. Ai tem!