segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Puty ataca elites, reafirma aliança PT-PMDB e nega saída

Quem imaginava um chefe da Casa Civil do governo Ana Júlia arrogante ou irônico, no programa Jogo Aberto, da Rádio Tabajara FM 106.1, no sábado que passou, deve ter quebrado a cara. Cláudio Puty (na foto) se revelou uma pessoa diferente daquela que é pintada na Imprensa de Belém. Chegou sozinho à emissora e entrou no estúdio molhado pela chuva que caía na ocasião. Não reclamou de nada. E não deixou nenhuma pergunta sem resposta, encarando com naturalidade as provocações feitas pelos jornalistas Carlos Mendes e Francisco Sidou.
Puty fez revelações e também desmentidos, além de uma crítica indireta ao prefeito Duciomar Costa pelo pouco empenho da PMB na realização do Fórum Social Mundial. Lembrando que a saúde é municipalizada, revelou que o governo estadual interveio diretamente na saúde para ajudar a prefeitura a dar "conta do recado" para que o FSM pudesse acontecer sem problemas. Um resumo do debate.
A seguinte, um resumo sobre os principais assuntos abordados pelo chefe da Casa Civil durante o programa:

ALIANÇA PT-PMDB
“Não é verdade que exista rompimento e não há qualquer perspectiva de que isso venha a acontecer. Quem estimula um rompimento e vive plantando isso na Imprensa é o PSDB. Ele quer sair do isolamento. Divergências entre os aliados são normais. Às vezes um órgão não vai bem e é preciso mexer. Não há nada demais nisso. O PMDB foi muito importante para derrotar o PSDB. Precisamos de aliados para manter a governabilidade. Nós e o PMDB temos trabalhado para manter a aliança".

ELEIÇÃO EM 2010
"As conversas que correm entre os aliados são as seguintes: o interesse do PMDB é ter o deputado federal Jader Barbalho como candidato ao Senado. O interesse do PT é disputar a outra vaga ao Senado com os deputados Paulo Rocha e Zé Geraldo. Há ainda a Maria do Carmo, se ela não voltar à Prefeitura de Santarém. No conjunto desses interesses, a Ana Júlia seria candidata à reeleição. Estamos conversando também com o PV e o PPS, que não fazem parte da aliança. Dentro de 15 dias, vocês terão novidades".

SAÍDA DO GOVERNO
"Eu estava em férias no Peru e comecei a receber telefonemas de que a Imprensa estava noticiando minha saída da Casa Civil. Eu respondia: poxa, o cara mal saí de férias por 10 dias e já estão dizendo que ele está fora do governo. Nada disso é verdadeiro. A governadora já me disse que não há qualquer intenção dela em me tirar da Casa Civil. Falam e repetem mentiras na Imprensa como se fossem verdades. Nem me preocupo em procurar esses veículos para desmentir, porque não tem coisa pior que desmentir o que não existe".

ELITES
"Na função que ocupo muitas vezes durante o dia sou obrigado a dizer ‘não’. As elites fazem pressão por nomeações e cargos de DAS. Tem gente que me achado malvado e alguns setores da imprensa distorcem seus conceitos sobre mim. Essas elites vivem criticando o Bolsa Família, não aceitam que a Ana Júlia tenha chegado ao governo, mas adoram um contracheque oficial. As elites de Belém são originárias do Marajó. Elas se apropriaram do Estado para conduzir seus interesses. Temos que combater isso e resistir a essas pressões".

SAÚDE NO FÓRUM SOCIAL
"Construímos, graças aos recursos federais, 10 Centros Integrados de Serviços (CIS), que cobrirão as áreas de emergência médica e odontológica do Fórum. Haverá dez hospitais de campanha com capacidade para 10 leitos em cada um. Além disso, cadastramos 270 leitos nas redes pública e privada.”

SEGURANÇA PÚBLICA
"A governadora não dorme preocupada em dar um choque de gestão no policiamento de Belém para combater a onda de violência e criminalidade. Os R$ 50 milhões que foram investidos em segurança para o Fórum servirão ao benefício da população depois que o evento passar. Tinha muito policial fardado servindo aos poderosos. Botamos esse pessoal na rua para cuidar da segurança de todos os habitantes".

DEBATES
"Morei nos Estados Unidos e na Itália e vi que nesses países as emissoras de rádio fazem muitos debates, colocando frente a frente pessoas das mais diferentes e extremadas opiniões. Fico emocionado ao ver uma emissora como a Rádio Tabajara preocupada em promover debates de idéias. É importante ouvir, por exemplo, políticos de extrema esquerda e de extrema direita".

PUBLICIDADE DO GOVERNO
"Nos governos do PSDB eles tinham acordo com determinado grupo de comunicação para gastar com publicidade. As verbas eram centralizadas. O que é estranho é que eles faziam muita publicidade, mas o orçamento do setor era baixo. No governo da Ana, o orçamento com publicidade tem distribuição mais democrática entre os meios de comunicação. A partir de junho de 2008 houve um aumento de inserções do governo na TV".

COMPARAÇÃO
"O PSDB pouco fez de serviços públicos e gastou muito com obras suntuosas, de muita visibilidade. Saúde, moradia e educação são três exemplos, se compararmos os governos do PSDB com o nosso. Ainda no meio do mandato da Ana Júlia, já fizemos duas vezes mais do que todo o governo Jatene pela educação. Em moradia, eles construíram três mil casas e nós já dizemos 10 mil. Os recursos para investimento em saúde da família, que eram 18% no governo deles, no da Ana já estão em 32% e devem chegar a 50%".

COMUNICAÇÃO
"Concordo com o Francisco Sidou. Tem muito DAS e pouca comunicação no governo. O Delfim Neto tem uma frase que eu gosto muito. Ele costuma dizer que reduzir despesa com pessoal é teoria de economista desocupado. Só um economista fora do governo defende esse tipo de coisa. Quando entrei na Casa Civil, ouvi que era preciso reduzir o número de assessores, mas isso não é fácil de mexer. Resumo da ópera: estamos fazendo esforço para melhorar a comunicação do governo. Temos obras em pleno andamento, como a do PAC Tucunduba e outras obras do PAC pelo Pará, mas que não aparecem. A governadora sabe disso. Mas a grande obra do governo que precisa ser mostrada é o tratamento às pessoas, aos mais pobres. Vou adiantar uma coisa: o governo vai fazer licitação descentralizada de combustíveis, de telefonia, e também reduzir gastos com DAS".

9 comentários:

Anônimo disse...

da o nome da elite por favor?divulga quem é, para o povo fazer justiça com as proprias mãos.

Anônimo disse...

Com a palavra, o marketeiro mor do PSDB, o homem que comandou com mão de ferro a dinheirama da propaganda tucana.
Fala, bonzão, fala.

Anônimo disse...

È verdade sim que muitos falam mentiras, inclusive o Puty, ou será que ele acha que nós não pensamos e não sabemos que muitas notinhas depreciativas a muitos são plantadas por ele no Reporter 70, desculpe , as vezes as notas não são diretas e sim elogiosas ao PT ou aposição de partidários num total descompaçop com a realidade , aliás costume que já é antigo ,desde a época do Charles. E vé verdade sim que a Ana já pensa em substituí-lo sim , questão de tempo...

Anônimo disse...

Caro Paulo,

é bom termos um secretário-simpatia-quase-amor, compensando os maus bofes de outros..rsrsrs...

Alguns detalhes passaram ao largo, como o fato do PAC ter investido no Par, até outubro de 2008, apenas 2,3% do previsto na BR-163 e 8,2% na BR-230, zero nos portos de Altamira, Monte Alegre e Santarém e que toda a região norte está abaixo da meta no programa Luz para Todos, ó que sugere que o amor do Planalto por esta planície não vai tão bem assim, mas é o que o governo do estado tem para afirmar que fez. Uma curiosidade - sincera - onde estão localizadas as 10 mil casas já feitas, além das "simpáticas" casas da Vila da Barca (cerca de 2.500, pelo dado oficial)?

A cantilena sobre as obras suntuosas do PSDB poderia ter sido resolvida pela demolição ou outra destinação dos imóveis, face à alegada “criminalidade” no gasto de recursos públicos – quem sabe faltou criatividade para transformar a Estação das Docas, o Malgal e o conjunto de Santo Alexandre em alojamentos para o Fórum. Porém, sem elas, os folders do atual governo perderiam em qualidade, pois não?


Destaque-se, porém, que o secretário-simpatia-quase-amor fala a verdade sobre a democratização da publicidade: o acordo agora é com os dois grupos empresariais da imprensa local. E, espero que não fale a verdade sobre as tratativas com o PPS, pois, se assim for, terminadas as minhas férias, lá vou eu procurar outro trabalho. Com muita disposição e bom humor. Os mesmos com que li a síntese da entrevista.

Abração.

Anônimo disse...

Paulo,

Ponto a ponto:

Introdução:
- Claro que ele vai parecer simpático na rádio, se fizesse diferente se arremeçaria na cova que cavou com os próprios pés. Ademais, a rádio Tabajara, por ser pequena, lhe desperta o interesse. Puty tem complexo de minoria. Invês de se fingir simpático numa grande audiência, ele é o don escrotón. Quando é num público que ele imagina aliado, aí baixa o sr. Meuguinho. Não vamos desconsiderar também o fato de ele estar em xeque - cujos motivos demonstraremos abaixo - contribuindo para essa nova imagem que quer passar.

Aliança PT-PMDB

Não há perspectiva de que isso venha a acontecer porque a duras penas e vexames ele entendeu que sem o PMDB ele não governa. Isso significa virar minoria na ALEPA (a eleição da mesa com os 15 votos do governo, a candidatura Seffer/PFL/Pedó, o G-10-PMDB-PSDB tomando a mesa Desmoralização na imptrensa etc provam isso), significa apanhar no Diário diariamente e o jornal não mais é a titica de circulação de antes, significa selar a aliança PSDB e PMDB em 2010 num cenário sem Lula, com Lula p da vida porque perderia nacionalmente o apoio do Jader a Dilma na conta do Pará, e com a Ana mal avaliadíssima. O que ele fala hoje sobre naturalidade de divergências, importante para ganhar em 2006 e governabilidade é a nota oficial após esses desastres que ocorreram sob o comando dele. Lembremos que o programa dele quando conspirou contra o Charles era FORA PMDB e FORA G-10. Se mudou, mudou na marra.

ELEIÇÃO EM 2010

Não reconhecer a candidatura do Jader e do Paulo seria estupidez. Jáder já falamos. O Paulo controla 100 dos 143 diretórios do PT, tem 70% do partido. Quão doce e simpático é o apoio de Puty a essa chapa não?

SAÍDA DO GOVERNO

Ele não se preocupa em falar com a imprensa para desmentir "mentiras", mas procurou há dois dias, tenso e nervoso, a governadora para lhe questionar sobre a veracidade ou não disso. O fato é que a gestão dele é um fiasco, ele é motivo de chacota na ALEPA, os movimentos são irracionais com ele, os petistas o detestam e na DS a maioria quer vê manchado com sola de bota nos traseiros.
Não vou revelar o que espera ele para não antecipar os movimentos, mas, como se diz no Zorra Total: ESPEEEEERA!

ELITES

Dizer que as elites paraenses se originam do Marajó só mostra que desconhece o estado. Aí tem claramente um recado a alguém. Agora me diga: quem resiste às elites quando no 1o dia de cargo disse que "cumpriremos todos os acordos". Não combate elite nenhuma. Nem o pessoal do SINDUSCOM, né? Na verdade quis combater, mas se dobrou porque não tem projeto tão somente algum alto cargo em 2010. Federal?

FSM

A entrevista nitidamente transfere culpa pela falta de responsabilidade com o evento. Agora Duciomar, aliado dele nas municipais, é o vilão. Saiba o Puty que o FSM está nos motivos de sua futura queda. Ele sabe disso, por isso está desesperado para o negócio dar certo.

SEGURANÇA PÚBLICA

Afora o blablabla de elites, acho que a governadora deveria se preocupar seriamente com a segurança pública né? Ele acha que não porque como gestor na SEGOV foi um fiasco tão grande quanto é na articulação política.

DEBATES

Ótimo que vá a rádio Tabajar, melhor se fosse aos interiores onde o PT e a DS cobram a presença dele. Isso vai lhe custar apoio importantes na queda ou na pretesão para 2010. Juro que vai...

PUBLICIDADE

O fato é que ele selou no Hangar com o Rominho um acordo com as ORM. Um acordo que valeu muito pau com o aliado Jáder. Um acordo grande. Quem lê o Liberal pensa que é a Folha Oficial. Gente de fora chega aqui e fica surpresa com o oficialismo da Folha Oficial ante um governo petista. Ou seja, os tempos não mudaram não Dotô Puty.

COMPARAÇÃO

O governo do PSDB foi um desastre. Mas, desastre maior é o da Ana. Quem ouve as inserções que a SECOM preparou para enganar os incautos que virão para o FSM percebe bem isso. Só falam em idéias que não saíram do papel. Em obras do governo Federal. Só.

DAS

Pois então ele é um economis desocupado, pois todos no governo lembram a rapa que ele deu nos DAS e para "cumprir" os acordos com os Gs da vida na carne do PT e da DS. Mas, tirando isso, todos lembram as metas reducionistas dele. Inclusive numa plenária recente que ele puxou com os DAS para o FSM, só 200 foram. É mentira, Puty? Ou ele deve ter cortado, ou é "a velocidade terrível da queda". Mas, não se preocupe, embora hoje corras atrás de DAS porque estás um economista ocupado, em breve estará de vola a Bela Itália como economista desocupado.

Abraço, Paulo

Anônimo disse...

Reconheceu que a propaganda do governo do Estado não está funcionando bem. Gasta muito. E mal.
É.Pode ser, com diz o titular do blog.

Anônimo disse...

50 milhões em segurança? Mais 100 milhões em estradas? Nunca ninguém investiu tanto em Educação? Quatro hospitais regionais funcionando?
São algumas das "belas" peças de out-door espalhados pela cidade, querendo enfiar goela abaixo da população o que ninguém vê, nem sente.
Queria saber em que segurança foi aplicado tanto dinheiro, assim como nas estradas que estão a cada dia mais esburacadas.
E ainda diz que fez. o que foi feito pelo governo anterior.

Anônimo disse...

Puty, não tem nada pra ti. Chegaste de paraqueda, passastes 10 anos fora vivendo um outro mundo, por isso emsmo não conheces a nossa realidade. Não dá pra chegar agora arrotando conhecimento, principalmente nessa área política que precisa sempre de muito chão, coisa que te falta - e muito.
Tá mais do que na hora da governadora colocar o trem nos trilhos e trabalhar. Chega desse discurso fácil, e ainda mais aqora, quando estamos passando a metade do governo.
O resultado é pífio em todos os setores. Principalmente na segurança, saúde e educação. Daí não dá pra dizer que o governo Ana Júlia investiu nesses dois anos quase 1 bilhão de reais. É o caso de se perguntar: pra onde foi essa dinheirama toda, meu caro?

Anônimo disse...

Realmente, se esse governo já construiu 10 mil casas como diz o todo poderoso chefe da Casa Civil Claudio Puty, então, uma constatação: a comunicação da Ana Júlia não tá com nada.
Faço aqui um desafio: quem consegue apontar, pelo menos, mil dessas 10 mil casas construídas.

Leila Qieroz