quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Condor louva S. Judas

No AMAZÔNIA:

O Dia de São Judas Tadeu, comemorado ontem, foi marcado por missas e louvores em Belém. Na paróquia dedicada ao santo, no bairro da Condor, centenas de fiéis estiveram desde cedo. Eles participaram de celebrações e aproveitaram para agradecer ao padroeiro - tido como o intercessor das causas impossíveis - pelas graças alcançadas. De acordo com o pároco da igreja, padre Joel Oliveira, faz mais de 50 anos que a comunidade da Condor festeja o santo. 'O objetivo mais importante da nossa festividade é a renovação da fé em Cristo, que é o nosso maior referencial. Os santos são homenageados, devocionados, porque se voltaram para Ele', explica.
De acordo com o sacerdote, a cada ano cresce o número de devotos de São Judas Tadeu. Mesmo assim, ainda tem gente que o confunda com Judas Iscariotes, o apóstolo que traiu e entregou Jesus Cristo para ser crucificado, segundo a bíblia. 'No Evangelho, existe essa diferenciação. Quando há referência a São Judas, diz-se ‘Judas, filho de Tiago’. Já quando há indicação de Judas, o traidor, fala-se em Judas Iscariotes', detalha.
Ainda segundo o pároco, São Judas Tadeu era primo de Jesus Cristo, já que o pai dele, Tiago, era irmão de José, o homem que, casando-se com Maria, adotou Cristo como filho. Já adulto, Judas Tadeu foi escolhido um dos 12 apóstolos de Jesus e dedicou-se à pregação do evangelho. O santo teria sido morto como mártir, segundo a Igreja Católica, a machadadas. É por isso que em sua imagem, além da bíblia, aparece uma machadinha, objeto com o qual teria sido morto. 'Já consegui muitas graças por intermédio dele, por isso faço questão de vir sempre aqui, agradecer', conta a devota Joelma Braga, de 39 anos. Segundo a autônoma, foi graças ao santo que o marido dela conseguiu ser aprovado em um concurso público do município de Barcarena, onde a família vive hoje. 'Nós estávamos passando por muitas dificuldades e, como eu morava aqui na Condor, vinha muito a esta igreja pedir o auxílio de São Judas. E, graças a Deus, ele não falhou', lembra.
Outra que não mede esforços para prestar a sua homenagem ao padroeiro das causas impossíveis é a aposentada Consolação Figueiredo, de 81 anos. Mesmo sendo moradora de outro bairro - o Marco - ela sempre participa da festividade em honra de São Judas Tadeu. 'Sou uma grande devota porque me tornei uma vitoriosa graças a São Judas Tadeu. Há muitos anos, fui desenganada pelos médicos com uma doença muito grave. Pedi a ele que intecedesse por mim e fui curada', relata.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ó meu São Judas Tadeu, santo das causas impossíveis, intercedei pelo meu querido Clube do Remo!