segunda-feira, 21 de julho de 2008

Duciomar Costa tem, disparadamente, a maior rejeição

Se rejeição reelegesse, o prefeito Duciomar Costa (PTB), candidato à reeleição, já poderia muito bem mandar passar o terno para emplacar mais quatro anos no Palácio Antônio Lemos. E a governadora Ana Júlia Carepa, confirmando aferições do Vox Populi (aqui e aqui) tem um alto, aliás, um altíssimo índice de desaprovação, nestes 18 meses de governo.
A pesquisa do Ibope, encomendada pelo DEM nacional e que o PTB não queria de jeito nenhum que fosse divulgada, tanto que chegou a impugná-la, mostra que Duciomar é o mais rejeitado dentre os sete candidatos que concorrem à Prefeitura de Belém, nas eleições de outubro próximo.
Quando o Ibope – cuja pesquisa está registrada na 98ª Zona Eleitoral sob o protocolo nº 1119/2008 - perguntou aos entrevistados em quais candidatos eles não votariam, nada menos de 33% responderam que não cravariam seu voto em Duciomar Costa.
O menos rejeitado é o delegado aposentado João Moraes, do PSL, que tem apenas 9%. A ex-vice-governadora Valéria Pires Franco (DEM-PSDB), a vereadora Marinor Brito (PSL) e o ex-deputado federal José Priante (PMDB) aparecem com 10% cada. Arnaldo Jordy (PPS) tem 11% de rejeição e Mário Cardoso (PT), 13%.
Duciomar é mais rejeitado entre as mulheres (37%), os eleitores na faixa etária dos 25 ao 29 anos (46%) e os que têm nível de escolaridade até a 4ª série do ensino fundamental (39%). Valéria é mais rejeitada pelo eleitorado masculino (13%), pelo segmento na faixa dos 40 aos 49 anos (13%) e pelos que têm ensino superior (18%).
Quando o parâmetro é a renda familiar, Duciomar Costa, curiosamente, é mais rejeitado na faixa dos eleitores mais pobres, que ganham até um salário mínimo (42%) e de um a dois (39%). Valéria, a candidata que declarou o maior patrimônio (R$ 7 milhões) entre os sete aspirantes à Prefeitura de Belém, tem rejeição mais acentuada entre eleitoras de maior renda, acima de cinco mínimos (17%), enquanto sua rejeição mais baixa está justamente entre os pobres, que ganham até um salário mínimo (4%).
O Ibope fez uma pergunta singela: se o entrevistado aprova ou desaprova a forma como o presidente Lula vem administrando o País até o momento. A aprovação foi de 61% e desaprovação, 34%.
A mesmíssima pergunta foi feita em relação à governadora Ana Júlia Carepa. As respostas: 31% aprovam, 65% desaprovam e 4% não sabem ou não opinaram. Quanto a Duciomar Costa, a forma como administra alcançou 50% de desaprovação, enquanto 45% aprovam.

OUTROS NÚMEROS DA PESQUISA
Intenções de voto
Duciomar (29%), Valéria (24%), Priante (10%), Mário Cardoso (7%), Marinor (2%), Jordy (5%) e João Moraes (1%). Branco/Nulo – 11%; Não sabe/não opinou – 12%.
Segundo o Ibope, esse resultado indica um empate técnico entre os candidatos Duciomar Costa e Valéria Pires Franco, já que a margem de erro máxima da pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, fazendo com o percentual exato de voto de Duciomar esteja entre 25% e 33%, e de Valéria Pires Franco esteja entre 20% e 28%.

Simulações de segundo turno
Valéria 46% x 32% Duciomar
Valéria 53% x 23% Mário Cardoso
Valéria 48% x 27% Priante
Priante 41% x 23% Mário Cardoso
Duciomar 41% x 31% Mário Cardoso
Duciomar 38% x 35% Priante

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA
* Objetivo - Levantar com eleitores da área em estudo opiniões relacionadas a assuntos políticos/ administrativos.
* Local – Belém
* Período de campo - De 7 a 10 de julho de 2008.
* Universo - A pesquisa é realizada com eleitores de 16 anos ou mais da área em estudo.
* Amostra - O modelo de amostragem utilizado é o de conglomerados em 2 estágios.
No primeiro estágio, são selecionados os conglomerados: setores censitários, com PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho) sistemático. A medida de
tamanho é a população de 16 anos ou mais residente nos setores.
No segundo estágio são selecionados de cada conglomerado um número fixo de eleitores segundo cotas de variáveis descritas abaixo.

VARIÁVEIS PARA COTAS AMOSTRAIS
* Sexo: Masculino e Feminino.
* Grupos de Idade: 16-17, 18-24, 25-29, 30-39, 40-49, 50-69 e 70 anos e mais.
* InstruçãO: até 4ª série do ensino fundamental; 5ª a 8ª série do ensino fundamental; ensino médio e superior.
* Atividade: Setor de dependência - agricultura, indústria de transformação, indústria de construção, outras indústrias, comércio, prestação de serviços, transporte e comunicação, atividade social, administração pública, outras atividades, estudantes e inativos.
* Fontes de dados para elaboração da amostra: Censo 2000, PNAD 2006 e TSE 2006.
* Número de entrevistas - 602 entrevistas.
* Margem de erro - O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
* Coleta de dados - Entrevistas pessoais com utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa. As entrevistas são realizadas por uma equipe de entrevistadores contratados pelo Ibope, devidamente treinada para abordagem deste tipo de público.* Controle de qualidade -há filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas. Fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários.

8 comentários:

Anônimo disse...

Muita coisa ainda vai mudar!

Poster disse...

Tem razão, Anônimo.
A tendência é de que, com o início da campanha, alguma coisa mude.
Inclusive os números.
Abs.

Anônimo disse...

Niguém merece escolher entre Duciomar e Valéria. A questão na urna certamente será qual é o menos pior, o "médico" ou a mulher do "Vic", até o Paulo Chaves seria melhor, mas como vice será igual nada.

Anônimo disse...

Com certeza, muita coisa vai mudar e talvez pra pior se não cortarmos as azinhas de alguns candidatos a vereador que já sucatearam a cultura tanto na esfera Estadual quanto na Municipal. Que caras de Pau! Uma duplinha que agora pousam de "preocupados com o povo" que ainda carregam ao seu lado traíras mas como já publiquei em outro blog, andam bem acompanhados de uma bela moça para disfarçar o que todos sabem.

Anônimo disse...

Estava procimo ao secretario do PSL quando ele recebeu os numeros da pesquisa IBOPE e fiquie surpresa com a reação de felicidade dele com o resultado.Então perguntei por que de tanta alegria se o candidato dele era o ultimo com apenas 1% das entenção de votos. Ele mim respondeu o seguinte nós não temos um santinho se quer na rua nossas propostas ainda não foi divulgada para a população por que que ainda não uma capacidade finamceira para isso nossa propaganda tem cido boca boca sem nem um material de campanha.E já temos um pontinho tem que ser comemorado.E isso e animador de mais quando colocarmos as nossas propostas nas ruas você vai ver esse pontinho se multiplicar

Anônimo disse...

É desesperador ter que repetir os mesmos jargões, sempre!! Será possível, que não há solução para memória curta do Povo?!! Onde esteve o Sr. prefeito durante os dois primeiros anos de mandato?! Cadê um projeto DELE? O que o Município avançou nessa última administração? Eu ando pela cidade e vejo uma movimentação desesperada em mostrar serviço. Porque o povo tem memória curta. Então, tem que se mostrar serviço a poucos meses das elelições.
Ah! Ganhamos ruas asfaltadas... rsrsrs..piada!! Isso é rotina. Quem mais asfaltaria? O povo se vende por tão pouco e se contenta com isso, o que é pior!!

Poster disse...

Anônimo,
Essas obras não são nem para inglês ver, porque não há há - ou há pouco - por aqui (rsssss).
Abs.

Maiara Cordeiro disse...

ai ai ...

tem gente que não sabe mesmo oque fala eu posso fala pq eu tava perto e assistindo o trabalho de 2 anos de prefeitura individada que o prefeito anterior deixo, depois de 2 anos de muita luata os caixas estao abarrotados, e as obras em andamento, os camelores sairam da presidente varas que foi a melhor coisa que ele fez pq eles so sabiam enfeiar a cidade de belem, pra qm e viajado sabe que os camelores tem lugar propio e isso vai ser feito so nao foi feito pq eles nao entram em a cordo pq eles mesmo nao aceito sair do seu ponto.
e o combate a dengue que foi feito belem teve os maiores indices de combate contra dengue e a orla de belem, assim e facil so dois anos pra faser tanta coisa realmente o povo e ignorante acredita tudo em seus olhos vem entau antes de fal aalguma coisa pesquise primeiro palara de uma pessoa que ve de dentro e de fora as coisa eu posso fala mal desses gavioes que querem botar a mao na prefeitura agora que ela esta com os caixas abarrotados so para ficarem mas ricos... ai ai realmente o povo gosta de corrupçao!!!